Voltar à Página da edicao n. 422 de 2008-02-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A LusoSofia é a primeira biblioteca de Filosofia on-line em português

A “sabedoria” fala português

Esta criada a primeira biblioteca on-line de Filosofia com textos em língua portuguesa. A ideia partiu de três docentes ligados à UBI e ganhou agora forma no ciberespaço. Uma ferramenta aberta a todos, em especial a alunos e interessados pela área.

> Eduardo Alves

Está criada e disponível para quem queira consultar a primeira biblioteca on-line de Filosofia em língua portuguesa. A LusoSofia “Sabedoria em Português” surgiu através da vontade de António Fidalgo, presidente da Unidades de Artes e Letras da UBI, Artur Morão, investigador do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica e colaborador do Instituto de Filosofia Prática da UBI e José Rosa, docente da UBI e investigador do IFP.
Identificada a necessidade “de um espaço onde estivesse vertido um repertório de textos clássicos significativos, sobretudo já no domínio público, a partir das línguas originais e procedentes de todas as épocas, relativos aos temas fundamentais da reflexão filosófica, chegámos à conclusão de que tínhamos de criar esta biblioteca”, explica José Rosa. Os três investigadores contaram com a colaboração de Catarina Moura para o design da página e de Marco Oliveira para toda a estrutura informática.
Surge assim este sítio onde estão disponíveis “cerca de 150 artigos, todos em português” e onde se esperam muitos mais. De forma a criar “uma espécie de simpósio universal que acolhe diferentes tipos, tendências e estilos de filosofar, onde se descobrirá decerto a marca e o estigma de tempos e mundos diversos, mas também uma espécie de vitória sobre o tempo devido à premência e à perenidade das questões”, adianta o investigador do IFP.
Neste conjunto de textos vão também ter lugar teses de mestrados e doutoramento, ensaios e dissertações ou outros estilos e géneros. “Temos também espaço para artigos e recensões”, esclarece o docente da UBI. Dentro em breve José Rosa garante que vão também ser colocadas várias teses e textos produzidos na UBI. Até porque “existe uma vasta área de intervenção na filosofia que pode ir desde a epistemologia, à ética, à política, aos estudos de história, da estética, etc.”.
Este é um projecto inovador que visa também apoiar os alunos da área, “não só os alunos de filosofia da UBI, mas também de outras instituições”. Mas é um projecto que “tem também como objectivo dará conhecer a filosofia da UBI e na UBI”, sublinha Rosa. Esta nova ferramenta que “é sem dúvida uma janela aberta para outros horizontes, vai contar com a colaboração de alunos da UBI, no âmbito do mestrado em filosofia que podem incluir ali os seus trabalhos”.
Com o lema “Ex Herminiis, Invitatio Ad Lucem – A partir dos Montes Hermínios, um convite para a Luz”, os promotres esperam agora conseguir criar um lugar de diálogo, de saudável, de “conspiração e respiração intelectual ao serviço da comum e recíproca ilustração, da colação enriquecedora e da pesquisa entusiasta”. Oferecem assim um espaço à publicação de trabalhos pessoais, recensões de obras relevantes, anotações temáticas, comentários, resumos de textos, com a finalidade exclusiva de promover o interesse, o rigor e “o amor pela inteligência e pela pertinência pública da racionalidade filosófica”.


A LusoSofia é a primeira biblioteca de Filosofia on-line em português
A LusoSofia é a primeira biblioteca de Filosofia on-line em português


Data de publicação: 2008-02-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior