Voltar à Página da edicao n. 420 de 2008-02-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Quarta Parede promove um atelier teatral numa escola do Fundão

Atelier “Criaturas” na Escola Secundária do Fundão

A Quarta Parede, no âmbito do projecto de sensibilização de públicos escolares, realiza na Escola Secundária do Fundão, entre os dias 11 e 15 de Fevereiro, o atelier “Criaturas”, orientado por Jeannine Trévidic.

> Eduardo Alves

O atelier “Criaturas” é a mais recente actividade da Quarta Parede. A associação pretende, com esta iniciativa, a sensibilização para o teatro de objectos. Um objectivo que deverá ser alcançado “através da utilização de materiais e matérias do quotidiano, os quais dão início uma dança na busca desses pequenos seres que se escondem onde menos esperamos. Dentro e fora de nós”, adianta a organização.
No teatro de objectos, “o actor comunica artisticamente com o público através de um simples objecto de uso quotidiano”. Neste trabalho, o actor confere energia ao objecto “dando-lhe vida e recebendo vida também”. As potencialidades dos objectos são múltiplas, apesar de pertencerem ao humano, os objectos não se esgotam aí, pois possibilitam ultrapassar quaisquer limitações físicas e trazer à vida qualquer tipo de criatura dando largas à imaginação. Os objectos podem assim “transcender sempre a sua artificialidade e inanição, representando-nos de forma viva e simbólica”.
Na sua relação com o objecto, o actor procura um ponto de equilíbrio estabelecendo uma comunicação de ordem física e emocional atenta às possibilidades do objecto, no fundo, estabelecendo um diálogo com ele. Nesse diálogo, o actor entende o objecto tal qual ele é, a sua forma, a sua utilidade, buscando sempre novas significações.
O desafio deste atelier é, então, “observar como as diversas funções dos objectos podem alcançar um plano indeterminado de significações e sentidos, sabendo que o maior desafio é chegar às pessoas através dos objectos”, sublinham os promotores. “Criaturas” surgiu a pensar nos objectos do quotidiano “que utilizamos de forma utilitária e que escondem pequenas ou grandes criaturas sem nos darmos conta. A ficção e realidade cruzam-se e a criatividade começa aqui. O maior objectivo é levar os participantes a descobrir a sua criatura e, mais importante, a relacionarem-se”, referem os membros da Quarta Parede.


A Quarta Parede promove um atelier teatral numa escola do Fundão
A Quarta Parede promove um atelier teatral numa escola do Fundão


Data de publicação: 2008-02-12 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior