Voltar à Página da edicao n. 420 de 2008-02-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A iniciativa tem lugar na Faculdade de Ciências da Saúde

Hospital “Faz de Conta” na UBI

O Núcleo de Estudantes de Medicina da vai realizar nos dias 5, 6 e 7 de Março o "Hospital do Faz de Conta".

> Eduardo Alves

O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI) vai organizar o Hospital do Faz de Conta (HFC) nos dias 5, 6 e 7 de Março nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde. Esta iniciativa é dirigida a crianças com idades compreendidas entre os três e os sete anos de idade, que frequentam os infantários e escolas do 1º ciclo da região.
O HFC é um hospital em que as crianças são os “pais” que levam os seus “filhos”, os bonecos, ao hospital. Neste “jogo de faz de conta” as crianças serão recebidas pelos estudantes de medicina, que desempenharão o papel de profissionais de saúde no intuito de investigar a “doença” do boneco. Para tal, as crianças passarão por um circuito pré-determinado que inclui diferentes áreas hospitalares, nomeadamente, consultório médico, sala de tratamentos, sala de imagiologia, bloco operatório e internamento. Para além destas áreas, existirá também uma sala de educação para a saúde, onde serão abordados, de forma interactiva, os seguintes temas: alimentação saudável, higiene oral, vacinação e protecção solar.
O HFC tem assim como principal objectivo ajudar as crianças, num período de não doença, a perder os seus medos do ambiente hospitalar, entre os quais, o medo da “bata branca”, dos instrumentos e das técnicas médicas, de uma forma didáctica e dinâmica. É assim importante não só na formação das crianças, como também na formação dos estudantes de medicina.
A ideia original deste projecto nasce com a European Medical Students Association (EMSA), que representa mais de 200 associações de estudantes de escolas de medicina por toda a Europa e desenvolve vários projectos originais, entre os quais o “Teddy Bear Hospital”. Em Portugal, diversas associações de estudantes de medicina têm vindo a implementar este projecto na sua comunidade, por conseguinte, o MedUBI, como recente membro da EMSA, não poderia deixar de responder ao desafio de desenvolver uma actividade semelhante dirigida às crianças do interior do país.


A iniciativa tem lugar na Faculdade de Ciências da Saúde
A iniciativa tem lugar na Faculdade de Ciências da Saúde


Data de publicação: 2008-02-12 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior