Voltar à Página da edicao n. 420 de 2008-02-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A quarta edição deste curso começa ainda este mês

Curso de Empreendedorismo na UBI

A UBI volta a realizar o Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica. A quarta edição desta iniciativa tem as candidaturas abertas até dia 20 de Fevereiro.

> Eduardo Alves

À semelhança de anos anteriores, a Universidade da Beira Interior vai realizar mais uma edição do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica. Esta quarta edição volta a contar com a parceria entre a UBI, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e o Conselho Empresarial do Centro / Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC).
Segundo os responsáveis pela organização desta iniciativa, o início dos trabalhos está agendado para o final do mês de Fevereiro. O curso tem por objectivo formar equipas multidisciplinares, as quais deverão desenvolver competências empreendedoras. Os principais destinatários são finalistas, recém-licenciados, pós-graduados e quadros de empresas.
Os formandos vão participar num curso intensivo num total de 30 horas lectivas e terão oportunidade de inovar e estimular as capacidades necessárias à criação de empresas de base tecnológica, bem como o desenvolvimento de iniciativas.
Este curso surge no âmbito de uma parceria alargada entre estas entidades que procuram disponibilizar a todos os interessados tecnologias desenvolvidas por si e um know-how acumulado por um corpo de docentes com experiência na área do empreendedorismo e inovação.
O Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica que já vai na sua quarta edição serviu, até à data, para a formação de 300 pessoas, das mais diversas áreas de actividade, desde alunos finalistas e de pós-graduação até quadros de empresas e investigadores. Também promoveu 41 conceitos de empresas de base tecnológica, com forte divulgação mediática junto de empresas, investidores e público em geral, cinco projectos Neotec e um programa de apoio e financiamento à formação efectiva de empresas de base tecnológica da Agência de Inovação.
A parceria entre as quatro entidades organizadoras permite congregar sinergias e conhecimentos, levando assim a que os participantes partilhem a sua experiência e divulguem as suas potenciais oportunidades de negócio junto de um universo mais alargado, enriquecendo a própria vivência do curso.
De entre os principais objectivos desta acção, os promotores destacam a criação de competências e o conhecimento associados à criação de start-up’s de base tecnológica; a possibilidade de interacção entre pessoas com perfil de gestão e de engenharia (tecnologias) em projectos reais, multidisciplinares de empreendedorismo tecnológico; a criação de novos produtos e negócios de base tecnológica com elevado potencial de crescimento, o estímulo para a inovação com base na produção científica realizada nas várias unidades de I&D das Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior; a sensibilização e a parceira de docentes, investigadores, empresários e quadros superiores no empreendedorismo de base tecnológica e a contribuição para a criação de novas empresas de base tecnológica.
O Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica decorrerá de Fevereiro a Maio de 2008, “pretendendo-se manter ao longo deste período uma forte interligação entre as várias fases programáticas e alternância entre a apresentação de conceitos e a sua aplicação prática”, adiantam os promotores. O curso desenvolver-se-á numa lógica de trabalho em equipas multidisciplinares, nas quais participarão alunos finalistas, de pós-graduação, docentes, investigadores e empresários. As equipas terão ainda a oportunidade de trabalharem em conjunto com mentores financeiros (business angels e capitais de risco) e com mentores empresariais. Assim, “pretende-se promover a troca de experiências fundamental para se alcançar o objectivo pretendido, que passa por transformar tecnologias em empresas tecnológicas”.
As sessões surgem como promotoras de interacção e de feedback entre todas as partes envolvidas (participantes, executivos, empresas e formadores), reforçando o conceito de que o programa é bastante prático e flexível.
O curso terá a duração de 12 sessões, com periodicidade semanal na sua maioria, sendo que duas destas serão destinadas às apresentações do progresso efectuado pelas equipas de trabalho, apresentações essas acessíveis aos restantes participantes, parceiros, órgãos de comunicação social e eventuais investidores. Todas as sessões de formação terão uma componente prática, a executar no decorrer das próprias sessões.
Durante as sessões, as equipas irão analisar a viabilidade das tecnologias, apresentando como resultado final um plano de negócios para a comercialização dos conceitos de produto desenvolvidos a partir das tecnologias inicialmente apresentadas para estudo pelas universidades organizadoras.
Os interessados no curso podem fazer a sua candidatura e inscrição até ao próximo dia 20. Para tal têm à disposição uma página na Internet com todas as informações sobre a iniciativa.


A quarta edição deste curso começa ainda este mês
A quarta edição deste curso começa ainda este mês


Data de publicação: 2008-02-12 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior