Voltar à Página da edicao n. 419 de 2008-02-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O TMG apresenta

TMG apresenta “Operações”

Duas produções culturais ocupam o Teatro Municipal da Guarda entre os dias 7 e 9 de Fevereiro. “Teatro de Operações” e “Campainhas e C@mpanhia Ilimitada” povoam aquele espaço.

> Eduardo Alves

Nos dias 7 e 8 de Fevereiro, o Teatro Municipal da Guarda apresenta um espectáculo/percurso/instalação onde os protagonistas são os seus funcionários, numa encenação de Américo Rodrigues. Teatro de Operações é um espectáculo fruto das aptidões, dos gostos, das aspirações de cada um dos intervenientes, num exercício de criatividade pessoal, recorrendo, nalguns casos, a textos de autores como o Harold Pinter, prémio nobel da literatura, Artur Rimbaud, Jean Cocteau, José Cardoso Pires, Sebastião Alba, Javier Tomeo, entre outros. Tendo sido desafiados a intervir criativamente nos diferentes espaços, os membros da equipa apresentarão “grandes e pequeníssimas estórias, confissões e perplexidades”. Teatro de Operações é um espectáculo repartido por diferentes acções em diferentes locais, cada uma delas transformando o espaço em que ocorre. Peep-shows, video-instalações, conferências de imprensa, teatro de marionetas… tudo pode acontecer neste Teatro de Operações.
“Tomar de assalto um espaço, um lugar, um território. Durante a noite. Chamar-lhe Teatro de Operações. Vaguear por ali, pedir ajuda ao mapa. Não saber o que se vai encontrar, tropeçar, levantar o corpo e a luz. Abrir portas, espreitar, fugir. Um itinerário irrepetível. Pequenas acções, acontecimentos rápidos. Perder-se naquele sítio, surpreender-se no escuro. Onde estamos? Por que estamos aqui? Que lugar é este, onde homens e mulheres contam as suas histórias, perdidos na noite. Homens e mulheres iluminados, de repente. Descobertos pelo olhar dos outros. Homens e mulheres que ocuparam o espaço com as suas histórias mínimas, as suas confissões, as suas perplexidades. Todos têm algo a dizer: teatro íntimo. Grandes e pequeníssimas histórias. Encontremos a saída?”, refere Américo Rodrigues, no texto de apresentação deste espectáculo.
No dia 9 começa o ciclo “Campainhas e C@mpanhia Ilimitada” com a Orquestra de Sinos de Mão do Porto. Entre 9 de Fevereiro e 1 de Março, o TMG promove um ciclo dedicado exclusivamente à música feita com campainhas, intitulado Campainhas e C@mpanhia Ilimitada. O ciclo arranca, no dia 9 com a Orquestra de Sinos de Mão do Porto. Única formação portuguesa no género, a Orquestra de Sinos de Mão do Porto, criada em 1995, teve como origem a classe de sinos da Escola de Música da Associação Baptista do Norte.
A configuração base da OSMP é de 10 / 12 executantes, manobrando cada um deles entre um a cinco sinos, exigindo do seu conjunto uma coordenação atenta e grande sensibilidade de interpretação de que cada peça. O seu repertório é composto por temas normalmente religiosos, mas que podem abranger também o clássico e o popular.
A OSMP tem participado em numerosos concertos e eventos, a solo e com outros instrumentos e coros vocais, especialmente na região do Grande Porto. Dirige a orquestra artisticamente Alice Figueiredo.
Segue-se, no dia 22, o espectáculo “Vida de CampANA e La BOCAmpana”, do músico espanhol Llorenç Barber, que orienta no dia seguinte, a 23 de Fevereiro, a oficina “A cidade como instrumento”. Compositor, instrumentista e musicólogo, Llorenç Barber estudou piano e composição no Conservatório Superior de Música de Valência e estudou Filosofia e Letras na Universidade Complutense de Madrid, onde entre 1979 e 1984 dirigiu a cadeira de música. Entre 1973 e 1987 criou e actuou com os projectos Taller de Música Mundana, Actum e Flatus Vocis Trio. Criou e dirigiu Ensems, o único Festival de Música Contemporânea realizado em Espanha e entre 1987 e 1990 colaborou com o programa El Mirador da TVE (televisão espanhola). É, desde 1990, professor do Instituto de Estética de Madrid. E Desde 1992 dirige Paralelo Madrid, série de concertos que o círculo de belas artes dedica a outras músicas. Dirige também, desde 1998, o Festival Nit’s d’aielo i art. Llorenç Barber faz trabalho criativo nas áreas da voz difónica, da improvisação, da “campanulogia”, da música plurifocal, da poesia fonética e dos concertos urbanos.
O ciclo termina já no mês de Março (dia 1) com o novo trabalho dos guardenses Campânula Herminii. Os Campânula Herminii são um grupo de percussão constituído por quatro músicos das diversas áreas musicais. Surgiram em 2001, para apresentar ao vivo um tema realizado por Marcos Cavaleiro, com Campainhas Tradicionais de Maçainhas (Guarda). A convite da Câmara Municipal da Guarda, gravaram o seu primeiro disco em 2004 e têm vindo apresentar o seu trabalho por todo o país. A sua música parte do som das campainhas de bronze, que subtilmente se vai diluindo, com os ritmos e sonoridades modernas.


O TMG apresenta
O TMG apresenta "Teatro de Operações"


Data de publicação: 2008-02-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior