Voltar à Página da edicao n. 419 de 2008-02-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os blogues estão a despertar, cada vez mais, a curiosidade dos académicos

Cada cabeça sua sentença

O fácil acesso, a utilização rápida e eficaz e a necessidade de exprimir a opinião pessoal são funções que têm contribuído para o crescimento, cada vez mais acentuado, da blogosfera. A cada nova página, nasce uma nova visão do mundo.

> Eduardo Alves

Este novo movimento criado em torno das páginas pessoais, de fácil utilização e de total liberdade e anonimato tem vindo a despertar o interesse da comunidade académica. No seio das instituições universitárias são já vários os estudos realizados em torno desta temática. Desde teses de mestrado a artigos científicos analisando o papel dos blogues, a acção dos seus autores e a capacidades de persuasão ou complementaridade com os tradicionais media, há de tudo um pouco.
Catarina Rodrigues, da Universidade da Beira Interior, é autora de uma tese de mestrado sobre “Blogs e a fragmentação do espaço público”. Um estudo que explica a revolução provocada por estas páginas pessoais e pelas múltiplas possibilidades que estas oferecem aos seus utilizadores. Segundo esta investigadora, “os blogs vêm permitir algo novo, algo que os media de massas não podiam dar, pelo menos com total plenitude: a possibilidade de cada um dar a sua opinião sobre um determinado assunto”. Muitos têm sido os que apontam a importância destas novas ferramentas capazes de conferir a cada pessoa a possibilidade de tornar as suas opiniões e causas em algo público. De entre as principais características apontadas por Catarina Rodrigues para o sucesso dos blogues, destaque para “a liberdade criativa, a instantaneidade, a interactividade e a ausência de constrangimentos editoriais e económicos”. Também João Canavilhas, docente e investigador da UBI, partilha desta opinião. Para além dos vários estudos sobre esta temática, Canavilhas é também um dos autores do blogue "Marretas", um dos mais antigos da blogosfera portuguesa. Este docente da UBI estudou os blogues políticos em Portugal e aponta também “o baixo custo e a facilidade de manuseamento” como causas do sucesso destas páginas pessoais. João Canavilhas lembra que “num curto espaço de tempo, os weblogs (ou blogues) passaram de uma simples aplicação informática, a um importante dispositivo de comunicação. No ensino, na literatura, na ciência ou na política, o recurso aos blogues cresceu rapidamente”.
No meio de tanta informação, de tantos assuntos e discussões, uma coisa parece reunir o consenso de todos. Os blogs conseguiram, de facto, uma nova forma de influenciar os meios de comunicação tradicionais e criar formas de expressão. João Canavilhas sublinha esse mesmo ponto. Para o docente, “o blogue surge assim como o tal espaço de opinião inalcançável nos media tradicionais, o sistema de comentários que existe na maioria dos blogues permite sentir a reacção imediata dos leitores, o que muitas vezes leva a acesas discussões”. O docente explica também que esta força se faz sentir “na transposição de polémicas da blogosfera para os media tradicionais, o que é já um facto habitual. Jornais, rádios e televisões debruçaram-se sobre a blogosfera, e há mesmo alguns destes a incluírem espaços exclusivamente dedicados ao fenómeno”.[Voltar]


Os blogues estão a despertar, cada vez mais, a curiosidade dos académicos
Os blogues estão a despertar, cada vez mais, a curiosidade dos académicos


Data de publicação: 2008-02-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior