Voltar à Página da edicao n. 419 de 2008-02-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os alunos de Engenharia da UBI vão desenhar novos mobiliários

Mobiliário inovador surge na UBI

Um grupo de alunos da UBI do Departamento de Engenharia Electromecânica entregou no passado dia 1 de Fevereiro, um projecto de protótipo para ser produzido, aplicado e comercializado pela empresa Gonçalves & Gonçalves, na área das cozinhas domésticas. Estão também em desenvolvimento soluções de design para cozinhas industriais e mobiliário geriátrico.

> Eduardo Alves

As novidades implementadas pelos alunos do Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI, na área do mobiliário passam, entre outros tópicos por uma abordagem inovadora à solução de problemas de logística de distribuição de uma empresa do grupo.
Esta cooperação surgiu da necessidade da empresa Gonçalves & Gonçalves melhorar o design dos seus produtos e optimizar a logística de um sector de distribuição da empresa, tendo procurado a Universidade da Beira Interior para desenvolver esta parceria, nomeadamente o Departamento de Engenharia Electromecânica, através do coordenador para a área de Design Industrial Tecnológico. Esta escolha partiu do alinhamento dos interesses e competências existentes nesta área com os problemas levantados pela empresa, potenciando-se uma resolução dos mesmos com qualidade e eficácia.
Relativamente ao mobiliário geriátrico, a UBI está a desenhar uma linha de raiz, integrando peças e objectos num conceito único, introduzindo funcionalidades direccionadas ao utilizador idoso e aos prestadores de cuidados com aspecto estético tradicional e familiar. Na área das cozinhas domésticas foi dada ênfase à facilidade de instalação e à fabricação com reduzido custo e elevada qualidade. Quanto à logística de distribuição, a equipa da UBI está a criar uma ferramenta informática para optimizar o processo reduzindo custos e aumentando a eficácia.
Esta parceria é o resultado da aposta crescente da UBI na interligação dos seus cursos com o mercado de trabalho fomentando um espírito empreendedor e competitivo nos seus alunos, contribuindo para o desenvolvimento da região e do país.
O grupo Gonçalves & Gonçalves é, actualmente, o maior grupo financeiro de origem beirã, a operar no distrito da Guarda. Tem sob a sua direcção vários concessionários automóveis (Peugeot, Saab, Fiat, Toyota, Chevrolet, Alfa Romeo, Lancia, Skoda e Opel), a Auto-Estrela, a Garagem D. José que, entre outras valências, presta assistência automóvel, a C.I.A.A.G de comércio de acessórios para automóveis, um armazém de venda de electrodomésticos, equipamento hoteleiro, de restauração e de escritório, uma empresa distribuidora de bebidas e produtos alimentares, uma empresa de Rent-a-car e ainda a imobiliária Predial Castanheira.
Da equipa de trabalho da UBI fazem parte, como coordenador do projecto, o professor Denis Coelho, os alunos do 1ª Ciclo de Design Industrial, Joana Vale, Carlos Versos, Vanessa Cruz e Wilson Pinto, os alunos do 2º Ciclo de Design Industrial Tecnológico, João Figueiredo, Ana Filipa Couvinhas, do mestrado em Engenharia Mecânica, Mónica Conceição Marques e Felicidade Coutinho e Carlos Teixeira, aluno do mestrado Engenharia e Gestão Industrial.

> patrao @ patrao . net em 2008-02-08 13:31:20
Pode ser que com este novo mobiliário as cadeiras caibam nas mesas, ao contrário do mobiliário que foi comprado para a cantina da FCS. Se não fossem os alunos isto realmente não andava. Parabéns.


Os alunos de Engenharia da UBI vão desenhar novos mobiliários
Os alunos de Engenharia da UBI vão desenhar novos mobiliários


Data de publicação: 2008-02-05 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior