Voltar à Página da edicao n. 419 de 2008-02-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O júri das provas de agregação

O aproveitamento da lenhina

Ana Paula Duarte, presidente do Departamento de Ciências e Tecnologias do Papel, falou sobre uma das substâncias que tem investigado durante as suas provas de agregação que decorreram na UBI.

> Eduardo Alves

A lenhina, um componente macro molecular da madeira, foi a substância que mereceu atenção redobrada durante as provas de agregação de Ana Paula Duarte, docente da UBI. Esta investigadora da instituição covilhanense fez a sua agregação na passada semana e apresentou uma aula sobre “este composto presente nas substância vegetais”.
Ana Paula Duarte refere também que este composto e a investigação que é feita em função deste “está inserida na disciplina de Química e Morfologia da Madeira, daí que a aula inserida nas provas de agregação fosse, precisamente sobre a lenhina”.
Esta docente da UBI adianta também que “aquilo que aqui tentei explicar foi a formação da lenhina na planta, o método de isolamento desta para estudos estruturais e a sua estrutura química e composição”.
Segundo Ana Paula Duarte, existem bastantes estudos nesta área, onde se inclui, por exemplo, “a investigação feita em torno do meu doutoramento”. Para além desta tese, a docente adianta ainda que “a minha investigação continua também nesta área”. Estes são estudos com bastante impacto na comunidade académica e industrial “porque, em termos de produção de pasta de papel, a intenção do produtor é eliminar a lenhina da madeira”. Este composto surge quando se está a preparar a pasta para o papel. A lenhina é o que dá força e resistência à árvore “e quando se trata quimicamente a madeira para obter as fibras para o papel tem de eliminar-se a lenhina”, explica a docente.
Ana Paula Duarte sublinha que, neste âmbito, “há muitos estudos que apontam formas de eliminação deste componente, mas eu defendo também que este deve ter um aproveitamento como mais valia da indústria, em vez de servir para material de queima.
O júri das provas foi composto por Manuel José dos Santos Silva, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, João António de Sampaio Rodrigues Queiroz, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Carlos Pascoal Neto, professor catedrático do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, Margarida Figueiredo, professora catedrática do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Isabel Ferra, professora catedrática do Departamento de Química da Universidade da Beira Interior e Dominique Lachenal, professor catedrático da École Française de Papeterie et des Industries de Grenoble.


O júri das provas de agregação
O júri das provas de agregação


Data de publicação: 2008-02-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior