Voltar à Página da edicao n. 419 de 2008-02-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A neve na Estrela permitiu a realização desta actividade

Miúdos já brincam na neve

A Federação Portuguesa de Esqui (FPE) juntou no passado fim-de-semana, onze crianças entre os 7 e 11 anos na primeira sessão na Serra da Estrela do programa “Brincar na Neve é Bom”, que pretende massificar os desportos de Inverno. Tal como uma bola nos pés põe muitas crianças a sonharem ser jogadores de futebol, a FPE espera que brincadeiras na neve ajudem a descobrir uma nova geração de atletas de desportos de Inverno em Portugal.

> Notícias da Covilhã

A imagem é usada por Vasco Pinho, da FPE, para explicar a iniciativa em que tanto há descidas livres como construção de figuras de neve. “É uma actividade lúdica em que ensinamos e observamos as crianças a conviver com o esqui”, refere. “Não sei se todas querem ou podem competir no futuro, mas é um incentivo para praticarem estes desportos”, descreve. Para inscrições, a FPE pode ser contactada, por exemplo, através da Internet. “Há um pagamento único de 25 euros por ano para as diferentes sessões. A FPE oferece um fato e seguro, sendo o equipamento, comprado ou alugado, da responsabilidade da família”, refere Vasco Pinho.
Os familiares são incentivados a acompanharem as crianças, que são seguidas até ao 10 anos, decidindo depois se continuam nas equipas de competição (iniciando-se na categoria Flocos). Os pequenos participantes, maioritariamente da Covilhã, alguns de Lisboa e um de São João da Madeira, chegaram no sábado à Pousada da Juventude das Penhas da Saúde e durante a tarde fizeram uma visita guiada à montanha. No domingo, o dia foi passado desde cedo na Estância de Esqui da Serra da Estrela.
A maioria já sabe esquiar, mas há também quem dê os primeiros passos, como Rosário Patrão, de 11 anos. Apesar de residir na Covilhã, “nunca tive oportunidade de aprender, mas acho que ainda vou a tempo de ser uma atleta olímpica”. Ou seja, partilha das aspirações de Celina Pombo, de 10 anos. “Faço esqui desde os três anos e já participei em competições oficiais”, destaca a jovem, também residente na Covilhã, que não esconde o desejo de “investir no esqui para ser uma atleta olímpica”.
Ao lado, Tomás Duarte, de nove anos, garante que o facto de viver em Lisboa não tem sido entrave para esquiar. “Todos os anos faço viagens à neve, à Serra da Estrela e ao estrangeiro”, descreve, acompanhado do pai. Depois de dois encontros no pavilhão de esqui coberto de Madrid no último ano, a sessão de hoje foi a primeira na Serra da Estrela, onde deverão decorrer outras duas ou três, “consoante a neve que exista nos próximos meses”, conclui Vasco Pinho.
O objectivo da FPE é conseguir envolver 100 jovens e familiares no projecto "Brincar na neve é bom", orçado em 25 mil euros e apoiado pelo Instituto do Desporto de Portugal, pela Federação Internacional de Esqui e pelo Comité Olímpico.


A neve na Estrela permitiu a realização desta actividade
A neve na Estrela permitiu a realização desta actividade


Data de publicação: 2008-02-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior