Voltar à Página da edicao n. 419 de 2008-02-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Associação Empresarial tem eleições no próximo dia 15

Jorge Saraiva lidera a única lista à Associação Empresarial

O empresário lidera uma lista com 19 nomes entre os quais figura António Lopes, que concorre ao Conselho Fiscal. Entre vários projectos, a nova direcção quer alterar e racionalizar os horários do comércio, de modo a que haja mais procura.

> Notícias da Covilhã

Jorge Saraiva encabeça a única lista candidata à direcção da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), com eleições marcadas para o dia 15 de Fevereiro. A acompanhá-lo estão um grupo de mais 19 empresário. Entre os quais José Pina Simão, candidato à Assembleia-geral e António Lopes, que concorre à presidência do Conselho Fiscal.
Proprietário da BIG, um gabinete de serviços de gestão e consultadoria, Jorge Saraiva é também presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Pêro da Covilhã e está à frente da Assembleia de Freguesia de Santa Maria.
Pina Simão, advogado, é associado da AECBP por via da sua actividade como empresário, da BeiraRep, representante da Lacoste. Já António Lopes detém a truticultura do Paul, entre muitos outros negócios, nomeadamente na área imobiliária.
É com o lema “compre no comércio tradicional e prefira o produto regional, pois só este cria e mantém a riqueza junto de si” que a nova equipa pretende começar a trabalhar. Para isso, os futuros responsáveis pela associação tencionam conseguir um “refinanciamento da actividade” junto de uma entidade bancária, a “taxas concorrenciais”.
Preocupada com o futuro da protecção social, porque considera que o Estado não vai ter capacidade para a assegurar como até aqui, a futura direcção da AECBP quer “antecipar-se”, criando, através de um protocolo em parceria com uma mutualista ou seguradora, que garanta um complemento social de reforma e um seguro de saúde, acessível a todos os sócios.
A “alteração e racionalização” de horários do comércio, de forma a dinamizar a procura, é uma das propostas a fazer aos associados. Por exemplo com a implementação de um horário diferenciado no Verão e no Inverno.
Outra preocupação prende-se com o esclarecimento dos empresários sobre as possibilidades do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). A lista liderada por Jorge Saraiva vai também interceder junto das três autarquias da sua área de influência para que haja uma isenção de taxas de publicidade, assim como das taxas de saneamento e esgotos para as restauração, desde que no ano transacto tenham tido resultados nulos ou negativos.
A recolha selectiva do lixo junto dos empresários da restauração é outro pedido que vai ser feito às câmaras municipais. Já na área da formação profissional, vão ser dados cursos para dotar os profissionais de valências diferenciadas.
Os vinte empresários que integram a lista a sufrágio, no próximo dia 15, vão solicitar também às autarquias a instalação de placards multimédia, onde seja feita a promoção do comércio tradicional e eventos de cariz cultural, da responsabilidade da Associação Empresarial.


A Associação Empresarial tem eleições no próximo dia 15
A Associação Empresarial tem eleições no próximo dia 15


Data de publicação: 2008-02-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior