Voltar à Página da edicao n. 419 de 2008-02-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Mais de nove mil pessoas, no distrito de Castelo Branco, estão desempregadas.

Mais de nove mil recebem subsídio de desemprego

O distrito tem nove mil e 500 pessoas a receberem o subsídio de desemprego e 40 mil analfabetos. Dados revelados por um estudo realizado pela rede anti-pobreza.

> Notícias da Covilhã

“Surpreendida”. Foi assim que ficou a Governadora Civil, Alzira Serrasqueiro, ao saber dos dados de um estudo da Rede Nacional Anti-Pobreza, que foi divulgado na passada semana.
O livro “Dinâmicas de Castelo Branco” aponta como principais problemas do distrito o desemprego, a desertificação e o envelhecimento populacional, com indicadores bastante preocupantes. Existem, no distrito, cerca de nove mil e 500 pessoas a beneficiarem do subsídio de desemprego, analfabetos são mais de 40 mil e, em quatro anos (2001 a 2005) cerca de 12 870 habitantes “desapareceram”. Alzira Serrasqueiro diz que mais preocupantes são os dados referentes ao analfabetismo e perda de população e que este é um estudo que “fazia falta”, para se ter um conhecimento mais aprofundado da realidade económica do distrito.
Para Jardim Moreira, presidente da Rede Nacional, estes dados mostram uma realidade preocupante no distrito.
Entretanto, esta semana, a distrital do PCP reuniu e analisou precisamente esta realidade económica e social do distrito. Para os comunistas, a situação no distrito “é ainda mais grave que o quadro nacional”, a economia regional “não cresce” e “continua a definhar”, e no meio disto tudo, para um distrito “em declínio”, o Governo socialista fez aprovar “um PIDDAC de miséria”. O PCP não tem dúvidas que, o primeiro-ministro, José Sócrates, “é um travão ao desenvolvimento do distrito”.


Mais de nove mil pessoas, no distrito de Castelo Branco, estão desempregadas.
Mais de nove mil pessoas, no distrito de Castelo Branco, estão desempregadas.


Data de publicação: 2008-02-05 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior