Voltar à Página da edicao n. 419 de 2008-02-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Centro de Estudos Ibéricos tem sede na Guarda

Candidaturas a bolsas do CEI até dia 22

As candidaturas ao concurso de bolsas para apoio a trabalhos produzidos por investigadores portugueses e espanhóis podem ser entregues no Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na Guarda, até 22 de Fevereiro.

> Notícias da Covilhã

No âmbito do projecto Culturas Ibéricas, Sociedades de Fronteira: Territórios, Sociedades e Culturas em Tempo de Mudança, o CEI atribui, pelo quarto ano consecutivo, oito bolsas, no montante de mil e 500 euros cada, destinadas a apoiar a investigação de estudiosos dos dois lados da fronteira.
Segundo os promotores, os trabalhos propostos devem incidir numa das quatro linhas de acção: "Territórios, margens e mobilidades: dinâmicas, organização, requalificação", "Sociedades de fronteira, fronteiras da sociedade: tradição, modernidade, identidades", "Políticas públicas, desenvolvimento e cooperação internacional" e "Ibéria daquém e além fronteiras: diásporas, identidades, culturas".
Em cada uma das áreas propostas serão seleccionados dois investigadores (um português e outro espanhol), sendo que a avaliação das candidaturas será feita pelos coordenadores de cada linha de acção em função da apreciação dos currículos e da qualidade das propostas de trabalho apresentadas, referem os promotores.
Os interessados devem entregar as candidaturas no CEI, que funciona no edifício da Câmara Municipal da Guarda, podendo consultar o respectivo regulamento na página oficial do Centro de Estudos.
O CEI é uma associação transfronteiriça sem fins lucrativos, que nasceu de um desafio lançado pelo ensaísta Eduardo Lourenço, na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999. Tendo em conta a localização geográfica da cidade, o pensador lançou a proposta para a criação de um Instituto da Civilização Ibérica, que acabou por se chamar Centro de Estudos Ibéricos.Foi criado numa parceria da Câmara Municipal da Guarda com as Universidades de Coimbra e de Salamanca (Espanha), envolvendo mais tarde o Instituto Politécnico local.


O Centro de Estudos Ibéricos tem sede na Guarda
O Centro de Estudos Ibéricos tem sede na Guarda


Data de publicação: 2008-02-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior