Voltar à Página da edicao n. 419 de 2008-02-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O novo mapa

Meda recusa integrar Turismo do Centro

O presidente da Câmara de Meda recusou na passada semana integrar a Região de Turismo do Centro, que abrangerá a Serra da Estrela, enquanto que o autarca de Figueira de Castelo Rodrigo admite que o seu município poderá fazer a ligação entre o Douro e a Estrela.

> Notícias da Covilhã

O decreto-lei do novo regime jurídico das Regiões de Turismo prevê que os municípios só possam participar nas entidades em que se encontrem territorialmente integrados, sendo que no caso destes dois concelhos, apesar da sua afinidade com o Douro, fazem parte da NUT II (Unidade Territorial) que abrange a Região Centro.
Segundo João Mourato, o concelho de Meda pertencia à Região de Turismo do Douro Sul, mas com a nova reorganização, é integrado na da Serra da Estrela, situação contestada pelo autarca social-democrata, por considerar que "a Meda era Douro e tem que continuar a ser Douro". "Com o novo estatuto das Regiões de Turismo, a Meda passará a integrar a grande Região de Turismo do Centro" que também abrangerá a Serra da Estrela, refere o autarca à Agência Lusa. "Nós não estamos de acordo porque a Meda pertencia à Região de Turismo do Douro Sul, sedeada em Lamego, que englobava os Municípios do Douro Superior", justifica. "A Meda era Douro e tem que continuar a ser Douro, porque com o novo estatuto das regiões, a Meda passará a integrar a grande Região de Turismo do Centro e será penalizada em termos de investimentos", admite João Mourato.
Já o autarca de Figueira de Castelo Rodrigo, António Edmundo, adianta à Lusa que o seu município não integrava qualquer Região de Turismo, por isso, considera que a futura ligação à Serra da Estrela possa ser benéfica. "O concelho de Figueira tem mais turistas vindos do Douro, 140 mil por ano, do que da Serra da Estrela e, ao passarmos a pertencer à Serra da Estrela temos que acrescentar algo à Serra, que é a ligação ao Douro, afirma. "Agora – acrescenta –, a Serra da Estrela tem que nos incluir nos seus roteiros e na promoção". O autarca admite que os concelhos de Pinhel e Almeida, que em tempos aderiram à Região de Turismo da Serra da Estrela "não têm ganho muito com a Serra" porque, em sua opinião, "a Serra não vende em rede, trabalha sozinha".
O autarca social-democrata observa que o seu concelho é "a principal porta do Douro para Espanha", garantindo que irá continuar a ter muitos visitantes "vindos do Douro, do Parque Natural do Douro Internacional e de Espanha, que depois se encaminharão para a Serra da Estrela". "Estou convencido que o Douro continuará a ser a nossa aposta, sem prejuízo, também, de podermos contribuir para a rede de turismo na Serra da Estrela, nomeadamente fazendo parte dos percursos e articulando as datas dos eventos anuais", frisa António Edmundo.
Com os dois municípios do distrito da Guarda - Meda e Figueira de Castelo Rodrigo - integrados na NUT II, que abrange a Serra da Estrela, o autarca João Mourato vaticina que "deixarão de ter a possibilidade de se candidatar aos projectos de turismo do Douro". E recorda que, no caso concreto de Meda, a Câmara Municipal pertence à Estrutura de Missão do Douro, à Casa do Douro e à Fundação do Douro "e depois, acaba por não beneficiar nada do Douro porque está noutra NUT". "Estamos na Região Demarcada do Douro e não nos podem retirar", garante João Mourato que já deu conta do protesto à Estrutura de Missão do Douro e ao presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.


O novo mapa
O novo mapa "turístico" vai alterar as anteriores regiões


Data de publicação: 2008-02-05 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior