Voltar à Página da edicao n. 419 de 2008-02-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Aprender a lidar coma pressão dos exames foi o principal objectivo deste evento

Como lidar com a ansiedade durante os exames?

Em vésperas de exames, o Núcleo de Intervenção em Psicologia (NEIP), organiza uma tertúlia em volta da ansiedade, sentimento que é comum à grande maioria dos estudantes nesta época.

> Ana Catarina Mendes

A segunda tertúlia do ciclo "À conversa sobre", realizou-se no dia 23 de Janeiro, pelas 20h30m, na Residência Pedro Álvares Cabral, com o tema "Ansiedades e desatinos em época de exames: como gerir?".
As estagiárias, de Psicologia Clínica e da Saúde, Natália Mourato e Telma Carvalho, explicaram que a ansiedade é um sentimento de apreensão difuso e altamente desagradável, apresentaram vários estudos que comprovam que 20 a 30 por cento dos estudantes universitários sentem-se afectados pela ansiedade. A sensação de ansiedade surge de diversas formas, como pensamentos de ineficácia, expectativas muito elevadas, experiências negativas, falta de preparação para os exames, fracos hábitos de estudo, medo do fracasso, falta de organização e mesmo quando os pais “exigem” o máximo dos filhos.
Paula Carvalho e João Freire, professores de Psicologia, foram os oradores desta tertúlia. Ambos mostraram que a problemática da ansiedade em exames é pessoal e social e a tensão que a ansiedade provoca deve ser encarada de forma leve.
Para Paula Carvalho, o estado de angústia reflecte-se sob “ameaça antes do teste, ansiedade durante o teste e reacção negativa ao resultado do teste”. As formas de contornar o problema são uma boa preparação antes do exame e a abstracção perto da hora do teste: contar de forma decrescente e olhar nos pormenores à volta são alguns destes truques.
João Freire anunciou que brevemente o NEIP irá oferecer à comunidade ubiana gabinetes de apoio psicológico, cujas sessões serão confidenciais e anónimas.

 

> nugomarkes @ gmail . com em 2008-02-06 14:19:54
Uma tertúlia não tem oradores. Penso que uma tertúlia consiste numa troca de ideias em volta de um tema.


Aprender a lidar coma pressão dos exames foi o principal objectivo deste evento
Aprender a lidar coma pressão dos exames foi o principal objectivo deste evento


Data de publicação: 2008-02-05 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior