Voltar à Página da edicao n. 418 de 2008-01-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Centro de Saúde da Covilhã vai ter consultas de nutrição a partir do próximo mês

Centro de Saúde inicia consultas de nutrição em Fevereiro

A partir do próximo mês o Centro de Saúde da Covilhã vai passar a ter consultas de nutrição, embora não sejam de livre acesso, uma vez que as pessoas têm de ser encaminhadas pelo médico de família, que avaliará se existe essa necessidade.

> Notícias da Covilhã

Segundo Eugénia Calvário, directora do Centro de Saúde, as consultas de nutrição são um desejo de há algum tempo, que só agora reuniu as condições para avançar. À semelhança do que acontece no resto do País, “há um aumento na região quer da obesidade quer de outras situações clínicas em que se justifica a intervenção da nutrição, como as doenças cardiovasculares e a diabetes”, acentua Eugénia Calvário.
As consultas vão ser às quartas-feiras, de manhã, e “terá critérios de referenciação”. O que significa que terá de ser por indicação do médico de família, se entender que se justifica.
Um novo serviço que, de acordo com a directora do Centro de Saúde, “não se destina apenas a quem quer emagrecer”. “As consultas serão também para ensinar a comer adequadamente, corrigir alguns desvios e, nalguns casos, para recuperar peso”.
Eugénia Calvário sublinha que já se pretendia ter disponibilizado as consultas de nutrição há mais tempo. “Nem sempre temos os recursos humanos para isso”. Aconteceu agora, “quando se conseguiu que uma médica estivesse motivada e fosse possível disponibilizá-la”, explica. “Felizmente isto coincidiu com a vinda de uma nutricionista para o Centro de Saúde”, acrescenta.


O Centro de Saúde da Covilhã vai ter consultas de nutrição a partir do próximo mês
O Centro de Saúde da Covilhã vai ter consultas de nutrição a partir do próximo mês


Data de publicação: 2008-01-29 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior