Voltar à Página da edicao n. 418 de 2008-01-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Segundo o autarca de Manteigas, os jovens têm de mostrar-se mais empreendedores

Autarca quer jovens a investir na Serra

O presidente da Câmara de Manteigas desafiou os jovens do concelho a serem empreendedores, com o objectivo de contribuírem para o desenvolvimento do município que está totalmente integrado na Serra da Estrela.

> Notícias da Covilhã

O repto de José Manuel Biscaia foi lançado durante o "Fórum Económico - Social" realizado na vila, sob a temática "Estratégia para o desenvolvimento sustentável, investimento, empreendedorismo e inovação".
"As pessoas não se habituam a ser empreendedoras, habituaram-se a ser empregadas de alguém", salienta o autarca à Agência Lusa. Para José Manuel Biscaia, "existem equipamentos e instrumentos" para o desenvolvimento da região, sobretudo no sector do turismo, mas admite que "o que falta é juventude que tenha sentido de empreendedorismo". "Cada jovem pela sua formação, tem de introduzir um eixo novo no seu raciocínio: o empreendedorismo", defende. O autarca social-democrata aponta que, com a entrada em vigor do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), com os apoios do Programa LEADER e do Plano Estratégico do Turismo de Portugal, será possível promover "o desenvolvimento da região e, em particular, do concelho de Manteigas". "Vão poder financiar um conjunto de instrumentos ao nível do turismo", considera o José Manuel Biscaia, que aponta Manteigas como um concelho que possui "qualidade de vida, qualidade de ar e água", vectores determinantes para o futuro.
José Manuel Biscaia quer que Manteigas seja, no futuro, "um lugar de destino e não de paragem", por isso, adianta que a Câmara está disponível para "lançar um conjunto de projectos, em parceria público-privada".
A transformação das Penhas Douradas em Estância de Montanha, a criação de um Centro de Estágios de Desporto em Altitude e a construção de um Centro Lúdico-Termal [associado à actual estância termal explorada pelo INATEL] são alguns dos projectos que estão delineados para o município serrano.
O Instituto de Turismo de Portugal esteve representado nos trabalhos por João Micaelo, que na sua intervenção chamou a atenção para a entrada em funcionamento do QREN e para a necessidade de serem apresentados "projectos" e "iniciativas consolidadas".O responsável considera que a aposta em projectos turísticos poderá contribuir para a fixação da população local e para a criação de riqueza."A Serra [da Estrela] tem potencialidades no contexto da neve e numa perspectiva abrangente do turismo de natureza", defende João Micaelo. Para este responsável, deverá ser feita uma maior aposta na venda dos produtos turísticos associados à Serra da Estrela, no mercado nacional e estrangeiro.


Segundo o autarca de Manteigas, os jovens têm de mostrar-se mais empreendedores
Segundo o autarca de Manteigas, os jovens têm de mostrar-se mais empreendedores


Data de publicação: 2008-01-29 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior