Voltar à Página da edicao n. 417 de 2008-01-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Bookcrossing na  biblioteca municipal da Covilhã

Bookcrossing na Beira Interior

O movimento do bookcrossing está a crescer em Portugal. Iniciado há cerca de dois anos, conta já com cerca de 8 mil membros. A biblioteca municipal é o local onde os Covilhanenses podem realizar a troca de livros.

> Ana Mingatos

A comunidade Portuguesa de bookcrossers está em crescimento e é já a décima maior a nível mundial. A Covilhã aderiu ao movimento e a biblioteca municipal da cidade foi o sítio escolhido para efectuar a troca de livros, e assim promover a literatura junto dos Covilhanenses.
Para entrar neste movimento são necessários três passos também conhecidos como os três “erres” do bookcrossing: “Read, Register and Release”. O primeiro passo é ler um bom livro, depois registá-lo no site do bookcrossing onde se dá um número de identificação ao livro e se lhe coloca uma etiqueta. Por fim, deixa-se o livro num local público previsto no site para que outra pessoa o possa encontrar. Quando alguém lê um destes livros livro deve deixar uma notificação via mail ao proprietário naquilo que é chamado o diário do livro, para que este o possa recuperar quando quiser.
Na Covilhã, o movimento está ainda numa fase inicial, mas é considerado uma iniciativa importante para reduzir a iliteracia. Outros afirmam que é uma boa ideia para quem quer ler livros sem ter que pagar.
O bookcrossing promete transformar o mundo numa biblioteca e o site é um dos mais activos na web.


Bookcrossing na  biblioteca municipal da Covilhã
Bookcrossing na biblioteca municipal da Covilhã


Data de publicação: 2008-01-22 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior