Voltar à Página da edicao n. 416 de 2008-01-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
José Manuel Santos é o autor do livro

O tempo no mundo da comunicação

O mais recente livro a ser editado pelo Instituto de Filosofia Prática (IFP) da UBI resulta da selecção de vários artigos científicos de José Manuel Santos. Uma obra que vai ser apresentada no próximo dia 17 de Janeiro – às 18 horas – na Biblioteca Central.

> Eduardo Alves

“Ta Pragmata”, não é mais que o termo grego que designa as acções dos humanos e as coisas com que estes lidam. Foi por isso mesmo que os responsáveis pelo Instituto de Filosofia Prática (IFP) da Universidade da Beira Interior o escolheram para dar nome a uma colecção de livros filosóficos que abordam o homem, nas suas relações com os outros, com as coisas e com o mundo.
Trata-se de uma colecção que, tendo em mente a polissemia desta expressão grega, conta com textos que pertencem a áreas como a filosofia moral e política, a estética ou a filosofia da cultura.
“O Mundo e o Tempo” é a obra mais recente publicada nesta colecção. Um título carregado de substância e actualidade, formado pela “compilação de vários trabalhos elaborados ao longo de onze anos, que são ensaios relativos a problemas de fenomenologia e a questões de teoria da comunicação”, explica José Manuel Santos, autor desta obra. Este docente da Unidade de Artes e Letras da UBI e responsável máximo pelo IFP recorda que uma das suas linhas de investigação “é a da relação do Homem com o mundo. Saber o que é, para qualquer pessoa, o mundo?” Tanto mais que “os físicos têm uma teoria do mundo físico, os economistas uma teoria do mundo económico, etc., mas a pessoa, desde que nasce tem uma relação com o mundo, constitui um mundo próprio, que é pressuposto em todas as suas acções e experiências”.
O docente acrescenta que “o tema do mundo ocupa um lugar central em todos os textos, e o do tempo na maior parte deles”, daí o título desta obra. Um livro onde se fala do mundo da experiência, na época em que vivemos, “que é um mundo marcadamente ‘temporalizado’, ou seja um mundo em que a vida humana está muito mais marcada por essa coisa invisível, e escassa, que é o tempo do que em épocas passadas”. Neste conjunto de textos, reagrupados em três grandes partes – Estética e Teoria da Percepção, Comunicação e Cultura, o Problema do Mundo – existem referências a autores como Max Scheler, Heidegger, Merleau-Ponty, Arnold Gehlen, Hans Blumenberbg e Niklas Luhmann, entre outros. Tudo para se tentar explicar “esta temporalização intensiva do ‘mundo da vida’, que é acompanhada de uma ‘semanantização’, de um injectar de sentido, não menos intensiva desse mesmo mundo, destinada a compensar a perca dos grandes significados metafísicos e/ou religiosos.”
Um livro que será apresentado no próximo dia 17 de Janeiro, pelas 17.30h, no auditório da Biblioteca Central da UBI, por Joaquim Paulo Serra, docente da instituição de ensino superior covilhanense. O autor garante já que trabalha num novo livro, “a publicar talvez no fim deste ano ou começo do próximo”. Desta feita, José Manuel Santos está já a preparar, para essa publicação, “trabalhos mais relacionadas com ética e política”. “Serão trabalhos de uma outra fase”, garante o docente. Esses novos trabalhos “virão a formar um manual de Ética”.
A colecção “Ta Pragmata” conta já com seis obras publicadas. Para além de “O Mundo e o Tempo” existem também “O Cepticismo e Montaigne”, organizado por Rui Bertrand Romão; “Razão Provisória. Ensaio sobre a mediação retórica dos saberes”, de Tito Cardoso e Cunha; “O Pensamento de Niklas Luhmann”, organizado por José Manuel Santos; “Da fé na Comunicação à Comunicação na fé”, com organização de José Rosa e Paulo Serra e “Sentidos de Liberdade” de André Barata.


José Manuel Santos é o autor do livro
José Manuel Santos é o autor do livro "O Mundo e o Tempo"


Data de publicação: 2008-01-15 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior