Voltar à Página da edicao n. 416 de 2008-01-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Feira de Emprego reuniu várias dezenas de alunos na UBI

Formação pessoal é a melhor aposta

Três alunos do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior promoveram uma Feira de Emprego. Diversas empresas e estruturas marcaram presença para explicar o que o mercado procura e como singrar no mundo do trabalho.

> Eduardo Alves

Num cada vez mais competitivo mercado de trabalho “a formação pessoal ganha relevância e contornos importantes”. Quem o diz é Maurício Marques da Bosch Portuguesa, delegação de Aveiro, que veio até à Covilhã para participar na feira de Emprego organizada por três estudantes do Departamento de Gestão e Economia.
Um evento que reuniu várias dezenas de alunos da UBI, representantes de empresas, bancos, do Gabinete de estágios da instituição, da AAUBI, com o intuito de falar sobre o mercado de trabalho. Um dos pontos altos desta iniciativa ficou marcado pelo intervenção de Maurício Marques, da Bosch, que aproveitou a visita à UBI para apresentar o grupo português e também lançar o desafio a alguns alunos da instituição para optarem por esta multinacional quando decidirem ingressar no mercado de trabalho. Uma intervenção que contou também com algumas orientações sobre a melhor forma de se fazer uma candidatura a um emprego.
Neste aspecto, o representante da Bosch Portugal garantiu que “ter um currículo que espelhe uma sólida formação superior e a participação em actividades extra-curriculares, é de uma importância enorme”. Segundo Maurício Marques, “hoje existem cada vez mais candidatos para o mesmo posto de trabalho” dai que as empresas “acabem por dar mais peso às formações complementares e às actividades profissionais e sociais dos candidatos”. Um dos conselhos deixados por este responsável vai no sentido dos alunos “apostarem em formações onde ainda não exista um grande número de pessoas com aqueles conhecimentos”. Os conhecimentos informáticos “continuam a ter um papel muito relevante”, garante Marques.
Durante a sua intervenção, o representante da Bosch lembrou aos presentes que “existe sempre um forte possibilidade de quem começar a trabalhar connosco aqui em Portugal possa ter uma experiência no estrangeiro”. Segundo Maurício Marques, o grupo Bosch está espalhado por todo o globo, daí que “muitos dos nossos quadros tenham a oportunidade de integrar equipas de trabalho noutros países e ficar a conhecer a forma como ali se organizam e produzem”. Por esta e outras razões “é que os conhecimentos de inglês são cada vez mais importantes”. Esta foi uma das sugestões de Marques, “a da formação extra-curricular em línguas”. Para além deste aspecto, o representante da multinacional lembra também que os estágios de Verão e outras actividades profissionais que os estudantes possam desempenhar durante o tempo em que frequentam a sua licenciatura “são também muito reconhecidas nas empresas”.
Segundo Maurício Marques “a Bosch está em Portugal para continuar”. O crescimento da multinacional, em solo luso, “tem sido muito positivo”. Para prová-lo, Marques apresentou alguns dos indicadores de desempenho deste grupo que trabalha, sobretudo, para as áreas da tecnologia automóvel, da tecnologia industrial, da tecnologia de construção e dos bens de consumo. Em Portugal a Bosch está instalada em cinco cidades; Braga, Abrantes, Ovar, Aveiro e Vila Real, onde estão sedeadas empresas como a Vulcano e a Blaupunkt, também do grupo Bosch. Em Portugal, o grupo teve em 2006 um volume de facturação de cerca de 860 milhões de euros, empregando 4058 colaboradores em seis empresas detidas a cem por cento pelo Grupo Bosch, tais como, BBT Termotecnologia Portugal, S.A., Blaupunkt - Auto Radio Portuguesa, Robert Bosch Unipessoal - sociedade de distribuição comercial, Robert Bosch Travões, Motometer Portuguesa, Robert Bosch Security Systems. Existe ainda a BSHP electrodomésticos resultante de uma associação na qual a Bosch e a Siemens detêm quotas iguais. Toda a área comercial da Bosch está localizada em Lisboa.
Rogério Palmeiro, responsável pelo Gabinete de Estágios da UBI também esteve presente neste evento. Segundo Palmeiro, esta foi “uma iniciativa que visa o acréscimo da empregabilidade”. O Gabinete de Estágio “tem vindo a assumir-se como a ponte entre o ensino e o mercado de trabalho”, garante. Palmeiro lembrou a todos os alunos presentes que “são várias as entidades, empresas e grupos económicos que connosco têm protocolos no sentido de poderem ser as portas de entrada no mercado de trabalho dos alunos da UBI”. Neste evento foi ainda possível ficar a conhecer o Banco Espírito Santo (BES) e quais as principais condições para ingressar neste grupo.


A Feira de Emprego reuniu várias dezenas de alunos na UBI
A Feira de Emprego reuniu várias dezenas de alunos na UBI


Data de publicação: 2008-01-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior