Voltar à Página da edicao n. 416 de 2008-01-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Covilhã sem fumo

Na Covilhã, a maioria dos cafés e restaurantes prefere proibir o tabaco do que instalar os novos equipamentos estipulados pela lei.

> Sofia Henriques

Desde o dia 1 de Janeiro que é proibido fumar em espaços públicos fechados. A ASAE como entidade fiscalizadora ditou regras muito apertadas. A adaptação dos estabelecimentos comercias para terem no seu interior fumadores tem custos elevados, nomeadamente ao nível do equipamento de extracção de fumos aprovado.
Na generalidade os restaurantes proibiram fumar, como é o caso do restaurante Merendola 2, ao pé da Telepizza mas muitos cafés permitem que se fume, como é o caso do Cava Juliana e do Biri Night situados na rua da Saudade.
A permissão de fumar nos cafés e a proibição nos restaurantes até agora não originou conflitos por fumadores e não fumadores na cidade da Covilhã.
Na TGB, uma discoteca da Covilhã, junto à estação de Caminhos-de-ferro, vai ser permitido fumar no interior da discoteca todavia será proibido fumar no restaurante. A cadeia de hotéis do grupo IMB permite que os fumadores fumem no interior das suas instalações pois têm um bom sistema de extracção de fumos nos hotéis. Já os restaurantes do Hotel Turismo, Vanguarda e a Cozinha D’Avó são zonas livres de fumo.
No pavilhão da ANIL, onde anualmente se realizam feiras, é proibido fumar. Quem quiser fumar pode fazê-lo no exterior do pavilhão e esta restrição é extensiva às festas académicas que ali decorrem. A Recepção só se realiza no início do próximo ano lectivo, mas a Semana Académica, que se realiza em Maio em discotecas da cidade, pode também ter que se realizar num espaço sem fumo devido à nova Lei do Tabaco .






Data de publicação: 2008-01-15 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior