Voltar à Página da edicao n. 414 de 2008-01-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Zona do Panteão, um dos locais mais movimentados da noite romana

Roma recebe 2008 numa grande festa de rua

As principais praças do centro da cidade são o palco da noite de fim de ano em Roma. Os cidadãos da capital italiana juntam-se aos turistas numa festa que vive do convívio e dos espectáculos de rua

> Manuel Bogalheiro

“A passagem de ano em Roma é na rua” diz, prontamente, Carlo Sabazia, de 28 anos, natural de Roma, em relação às festas de fim de ano na cidade. Em época de uma das maiores afluências de turistas do ano, os romanos fazem da passagem de ano uma grande festa pública e é nas grandes praças ou nas zonas históricas que se concentram grandes multidões para festejar a meia-noite. Como acrescenta o jovem italiano, “em Roma não há tradição das festas privadas em casa e as pessoas saem para a cidade que se prepara e tem condições para uma grande festa popular”.

 

Desde o final da tarde de dia 31 que o centro da cidade começa a dar os primeiros sinais de festa. As ruas apertadas nas zonas pedonais que vão desde a Praça Navona até à Fonte de Trevi ou à Praça de Veneza estão apinhadas de gente, em quase todas as garrafeiras há fila para entrar, os artistas de rua aparecem mais cedo do que nas outras noites e ouvem-se os primeiros fogos de artifício que as próprias pessoas rebentarão ao longo da noite. Os restaurantes também já estão cheios. Desde a zona do Coliseu até à zona de Travestere, zona tipicamente boémia, passando pelas grandes praças ou pelas quelhas do Panteão, a diversidade de oferta vai desde os restaurantes de comida para fora, onde a pizza é vendida ao quilo, até aos menus especiais de fim de ano dos restaurantes de luxo. Nas zonas pedonais do centro, os restaurantes prolongam os seus espaços com mesas na rua debaixo de alpendres de madeira onde luzes de Natal e grandes aquecedores barrocos a carvão ou eléctricos tomam parte numa característica decoração das ruas. A festividade das ruas fica completa com os músicos de rua e apesar do frio que nesta altura se faz sentir em Roma, os aquecedores permitem decotados vestidos de gala à mesa dos restaurantes.

 

Depois de jantar, por volta das 23 horas, começa um novo frenesi, o da deslocação para as principais praças do centro da cidade. A menos de uma hora da meia-noite, Roma é uma cidade em plena agitação com os transportes públicos lotados, em especial o metro. As praças começam a concentrar multidões. Muita gente percorre as várias praças para, conforme a animação de cada uma, escolher onde passa a meia-noite. Por outro lado, por esta hora, Roma parece uma cidade em bombardeamento. Petardos, pequenas bombas e pequenas pirotecnias lançadas pelas pessoas antecipam os festejos da meia-noite.

 

À meia-noite na Praça do Povo, sem contagem decrescente, rebentam as estruturas de fogo de artifício instaladas na praça e centenas de pessoas abrem garrafas de champanhe. No meio dos gritos de festa, ouvem-se votos de bom ano em várias línguas além do italiano. Pouco depois, no meio da praça, a multidão abre um espaço onde se partem as garrafas de champanhe vazias depois de se atirarem ao ar.

 

A principal avenida da cidade, a Via do Corso, enche-se de gente que aflui de várias praças com destino à Praça Veneza. Lá decorre um dos vários espectáculos que decorrem em Roma em palcos montados ao ar livre. As coordenadas da música de dança marcam o ambiente na praça dominada pelo Monumento a Victor Emanuel II. A noite continuará na rua e com o aproximar da manhã em bares, grandes discotecas como a Chalet ou a Goa ou em alguns festivais de música electrónica como o Amore.

 

Ao longo da noite, os táxis, quase invariavelmente ocupados, são poucos para tantos turistas que vêem neles a única possibilidade de regressar aos hotéis que não se encontram no centro da cidade.

 

A cidade eterna mantém as comemorações do novo ano vivas até de manhã, a poucas horas de numa Praça de São Pedro lotada de peregrinos, Bento XVI celebrar a missa de Ano Novo e dar pela primeira vez em 2008 a bênção à cidade e ao mundo, ou em latim, urbi et orbi.


Zona do Panteão, um dos locais mais movimentados da noite romana
Zona do Panteão, um dos locais mais movimentados da noite romana


Data de publicação: 2008-01-01 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior