Voltar à Página da edicao n. 414 de 2008-01-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Praça de Espanha

As quatro grandes praças do centro de Roma

> Manuel Bogalheiro

Roma é conhecida pelas suas praças. As fontes, os obeliscos, as estátuas ou os edifícios barrocos transformam estes locais, onde converge a vida urbana, em visita obrigatória para turistas. Na noite de fim de ano, as praças do centro de Roma transformaram-se nos principais palcos de festa e são invadidas por centenas de pessoas.

 

A Praça Navona, uma das maiores da cidade com quatro estátuas que simbolizam os grandes rios da Antiguidade e três fontes, duas de della Porta e uma de Bernini, encontra-se, presentemente, em obras e, contrariamente, aos outros anos, passou ao lado das comemorações. Já a Praça do Povo, conhecida pelas suas quatro fontes de estilo egípcio e pelo seu obelisco, um dos mais antigos da cidade, e a Praça de Espanha, famosa pela sua grande escadaria onde acontecem desfiles de moda das grandes marcas italianas, cumpriram a tradição e concentraram multidões que em festa assistiram ao fogo de artifício.

 

Todavia, a festa maior ficou reservada para a Praça Veneza, centro geográfico e urbano de Roma. Enquadrada pelo Monumento a Vítor Emanuel II e pelo Palácio Veneza, de onde Mussolini exultava os seus discursos, a praça foi também o centro da festa de fim de ano com a maior concentração de gente. Os concertos e dj-set's a acontecer no palco montado na praça asseguraram a animação da praça até de manhã.


Praça de Espanha
Praça de Espanha


Data de publicação: 2008-01-01 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior