Voltar à Página da edicao n. 414 de 2008-01-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Vila de Torre de Moncorvo

> Margarida Alves

Torre de Moncorvo, também chamada de Moncorvo, é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Bragança. É sede de um município com 17 freguesias, delimitado a norte pelos municípios de Vila Flor, Alfândega da Fé e Mogadouro, a sudeste por Freixo de Espada à Cinta, a sudoeste por Vila Nova de Foz Côa e a oeste por Carrazeda de Ansiães.
O concelho, que recebeu o foral de Sancho II em 1225, quando ainda era chamada de Vila Velha de Santa Cruz da Vilariça, localiza-se na zona demarcada pelo Douro, conhecida pelo famoso vinho do Porto e pelas amendoeiras em flor.
Em 1285, D. Dinis concede novo foral a Torre de Moncorvo onde o concelho passou a designar-se pelo nome hoje conhecido. D. Fernando, em 1372, considera Moncorvo como uma das melhores vilas de “Tralus Montes” e em homenagem à valentia dos seus moradores demonstrada nas guerras, dá-lhe como termo as vilas de Vilarinho da Castanheira e a de Mós. A 4 de Maio de 1512, D. Manuel primeiro concede a Moncorvo um novo foral e na mesma data começa a erguer-se o padrão manuelino da Igreja Matriz, actualmente o monumento mais importante de Torre de Moncorvo.






Data de publicação: 2008-01-01 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior