Voltar à Página da edicao n. 414 de 2008-01-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Passagem de ano na região de Aveiro

Em todo o mundo, a mudança de ano é pretexto para festas e tradições.

> Bruno Sousa

Em São João da Madeira, distrito de Aveiro, a noite de passagem de ano é sinónimo de grande diversão e folia. Como é costume por esta altura, as propostas de festas multiplicam-se por todo o distrito e existem comemorações para todos os gostos e idades. Discotecas, quintas e salões de dança são os lugares mais procurados neste momento do ano, por quem se quer divertir. José Silva de 72 anos passa o reveillon no salão dos bombeiros voluntários, local onde estará grande parte de seus conhecidos. "É uma noite de reencontros, dança e convívio, entre amigos de longa data" e o salão oferece uma noite de "boa música, muita comida e bebida" salienta José Silva.
Já Miguel Garcia de 24 anos diz que prefere "um espaço aberto" preferindo a Casa do Torreão para a sua passagem de ano. "É um local onde estou com os meus amigos, ouço música, bebo, como, enfim divirto-me bastante". Esta quinta oferece uma tenda com comida e outra com música e bar. É um "espaço com jardins e uma vista privilegiada sobre a cidade"acrescenta Miguel Garcia, que salienta o fogo de artifício como "o momento alto da noite".
Ana Gomes queixa-se da falta de "bares abertos" nesta noite. "Não gosto de ir para esses sítios" alega, optando por se deslocar "para fora da cidade" com destino "o Porto ou talvez Figueira da Foz".
Na cidade de São João da Madeira existem algumas tradições únicas. Como a de bater testos nos tachos nos primeiros minutos do dia de ano novo. Usar de roupa interior azul, para dar sorte, e comer as 12 passas ao som das 12 badaladas, são outros costumes que a maioria da população ainda pratica.






Data de publicação: 2008-01-01 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior