Voltar à Página da edicao n. 414 de 2008-01-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Zambujeira do Mar

Fim de ano com o olhar sobre o mar

Na Zambujeira do Mar onde são poucos os eventos organizados para festejar a entrada de um novo ano. O fogo de artifício sobre o mar é a principal atracção e ninguém fica indiferente.

> Vânia Pacheco

Nesta pacata aldeia situada na costa alentejana, a passagem para o novo ano é feita com muita animação e folia, pois são já muitos os que não abdicam desta localidade para entrar com o pé direito no novo ano.
A preparação para o fim de ano é feita com antecedência. Famílias ou grupos de amigos não residentes na Zambujeira do Mar, “correm” para alugar casa, pois sabem que nesta altura a concorrência é muita. O preço das habitações varia, mas as que têm vista para o mar, embora mais caras, são as primeiras a ser reservadas.
A partir de dia 29 de Dezembro, a pequena aldeia ganha vida, as típicas ruas desertas de Inverno enchem-se agora de cor e animação. Mas é na noite de 31 que as ruas se encontram repletas de pessoas. São muitas as formas de comemorar o fim de ano, existem pessoas que optam por reunir os amigos mais próximos para um jantar em casa, outras preferem esperar pelo aproximar das doze badaladas no restaurante. Não existe nenhuma ementa especial para a noite de Reveillon mas a gastronomia local baseia-se em pratos confeccionados a partir dos produtos que o mar oferece. Leonel Ramos, proprietário do restaurante Mira Mar, refere que “muitos clientes procuram um menu exclusivo para esta noite, e a sugestão costuma ser a especialidade da casa, que é feijoada de búzios, ou um bom peixe grelhado”.
Perto da meia-noite e já com a garrafa de champanhe e as doze passas na mão, é difícil encontrar um bom lugar junto ao muro da praia, pois como é tradição, a Câmara Municipal de Odemira promove um espectáculo de fogo de artifício sobre o mar. A entrada no novo ano é assim assinalada por este espectáculo onde a pirotecnia e a música se juntam, iluminando os céus e dando um brilho colorido ao mar.
Depois deste evento, a multidão dispersa-se por bares, cafés, praia e ainda um baile que promete aquecer a noite de todos aqueles que preferem a rua para festejar a entrada no novo ano. Há ainda quem procure outras localidades nos arredores para poder acabar a noite em discotecas. Mónica Santos, 24 anos, passa o fim de ano na Zambujeira do Mar, mas depois opta por continuar a noite em Vila Nova de Mil Fontes. “Há cinco anos que depois do fogo de artifício vou com um grupo de amigos para Mil Fontes, pois tem uma noite muito agradável em que oferece uma maior quantidade de bares e ainda discoteca”, salienta Mónica Santos.
Embora seja uma pequena aldeia de pescadores, Zambujeira do Mar oferece um leque variado de opções que permite satisfazer todos os gostos.


Zambujeira do Mar
Zambujeira do Mar


Data de publicação: 2008-01-01 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior