Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Natal na ilha da Madeira

O Natal e o Ano Novo são celebrados na mesma altura em todo o mundo Cristão e a Madeira não é excepção

> Sofia Henriques

As festas do Natal na Madeira duram desde o dia em que se comemora o nascimento de Jesus até o dia de Reis. Na ementa, a tradição é carne de vinho e alhos e os bolos de mel, assim como outras iguarias que durante o resto do ano não aparecem nas mesas.
Em meados de Novembro começam os preparativos para tornar a cidade do Funchal num verdadeiro "presépio" de tamanho real. OS madeirenses têm a tradição de colocar frutas na  lapinha, o nome qe dão ao presépio.
A iluminação de natal na cidade do Funchal é uma imagem de marca, atraindo inúmeros visitantes rendidos ao bom gosto da combinação de luz que todos os anos dão brilho a este concelho. É neste ambiente de grande alegria que as ruas se enchem de gente. Alguns vêm fazer as suas compras de Natal, outros apenas querem sentir o ambiente dos dias que antecedem a festa. Nesta quadra ocorrem diversos eventos culturais, com variadas exposições alusivas à época e ao arquipélago e com espectáculos musicais de qualidade.
Depois do Natal continua a azáfama, desta vez para marcar na memória de todos o último dia do ano. Às doze badaladas do dia 31 de Dezembro ficam os céus iluminados com fogo, cor e esperança no ano que se adivinha e que não poderia começar de melhor forma.


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior