Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Não é só o Pai Natal que oferece prendas

Na cidade de Santa Maria, no Sul do Brasil, o Natal é marcado pela solidariedade.

> Juliana Gelatti

O grande movimento nas lojas, mesmo aos domingos, anuncia: é Natal. As decorações nas ruas e nas Igrejas confirmam: é Natal. A paz de espírito e a disposição para a solidariedade reforçam: é Natal. Além de participar da Missa e demais celebrações de Natal das outras religiões cristãs presentes na cidade, os santa-marienses comemoram o nascimento de Jesus ajudando os mais necessitados. Com doações pequenas, individuais e esporádicas, ou participando de grandes campanhas de arrecadação de donativos, os cidadãos desta cidade universitária estão se tornando cada vez mais conscientes do seu dever social. As instituições mais beneficiadas são creches e abrigos para menores, mas os asilos para idosos a cada ano estão recebendo maior atenção dos doadores.

Muitas empresas de Santa Maria têm iniciativas nesse sentido, como a agência central dos Correios, a agência Nossa Senhora Medianeira do Banco do Brasil, a superintendência regional da Caixa Econômica Federal e a farmácia de manipulação Dermapelle, mas cada uma delas é original na maneira de ajudar. Normalmente a idéia é dos funcionários, que se organizam e envolvem a empresa e os clientes na campanha.

Os Correios fazem com que as crianças que escrevem cartas ao Papai Noel não fiquem sem resposta ou sem presente. O Banco do Brasil e a farmácia Dermapelle decoram a loja com a Árvore de Natal Solidária. A Caixa Econômica Federal reúne os funcionários em uma festa para arrecadar fundos para oferecer a ceia de Natal a muitas famílias carentes. Outro exemplo de voluntariado é o grupo de músicos que visitam, na véspera do Natal, cada quarto do Hospital Universitário de Santa Maria, o HUSM. Com tantas oportunidades, só passa o Natal sozinho, quem quiser.

Como é tradição em praticamente todo o mundo, a cidade também é decorada com luzes coloridas, árvores de Natal e presépios. Papais Noéis, trenós, sinos, árvores e a ceia típica ajudam a criar a atmosfera natalina mesmo durante um verão que chega a atingir os 40ºC.


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior