Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Nochebuena

O Natal é sinónimo de alegria e de reunião para a maioria dos espanhóis. Uma cultura diferente da portuguesa, mas que possui muitos traços comuns na hora de festejar a quadra.

> Álvaro Borja

Em Espanha, o dia 24 de Dezembro é um dia de reunião e encontro com familiares e amigos. Doces e comida típicos, assim como os costumes adquiridos ao longo dos anos, marcam algumas diferenças em relação à Consoada portuguesa.
Depois de um ano de ausências e saudades, a família inteira junta-se à volta da lareira e, entre conversa e conversa, saboreiam-se os doces típicos desta altura. Amêndoas recheadas, turrones dos mais variados sabores e ainda polvorones são o pretexto ideal para lembrar histórias e anedotas que acontecem durante o ano, e desfrutar da companhia dos familiares que apenas se encontram no Natal.
Com os últimos pedaços de lenha a arder, chega a altura da refeição. Um elemento típico que não pode faltar neste dia especial é uma figura pequena do menino Jesus no meio da mesa, acompanhado de duas velas. O jantar de Nochebuena começa sempre com um petisco composto por lombo, chouriço, presunto, queijo e camarões. O leitão é servido de diferentes maneiras, mas a tradição indica que seja acompanhado de um molho de vinho branco, água e sal. O champanhe e os doces típicos ficam para o final do jantar, antes de a família ir até a Igreja para festejar a Misa del Gallo.
Após a missa, os jovens juntam-se nas discotecas com os amigos e familiares, numa noite que se prolonga até altas horas da madrugada. Quando as portas da discoteca fecham, é o momento de ir comer a chouriça. No meio rural, os amigos reúnem-se em casa para comer chouriças e carne, acompanhadas de vinho tinto ou aguardente. No meio urbano, o chocolate com churros marca o fim da noite e o início de um dia de descanso e repouso prolongado. Os presentes, que em Portugal se abrem no dia de Natal, ficam para o Dia de Reis.

 


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior