Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Cantar as janeiras

Algarve: Cantar as Janeiras

Cantares populares e mesa recheada de comeres tradicionais fazem o natal nesta região.

> Igor Gonçalves

Na região mais a sul de Portugal, o Natal inicia-se a 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, com o “deitar dos trigos”. Pequenas sementes de cereais são colocadas em vasos para formar as searas que servirão para enfeitar presépios. A quadra prolonga-se até ao dia de Reis altura em que, como manda a tradição, se cantam as janeiras.
A encenação do nascimento de Cristo é bastante comum em localidades do interior onde se constrói um típico «presépio serranho». Na noite da Consoada não falta o bacalhau acompanhado de couve portuguesa e batatas cozidas, temperadas com azeite. Nas zonas caracteristicamente piscatórias é costume comer-se polvo. Em Olhão, o guisado de litão é o prato tradicional. Na serra, a galinha cerejada é o prato escolhido para esta noite. As filhós, simples ou recheadas com doce de gila, e as fatias douradas salpicadas com canela são “as mais vendidas nesta altura do ano”, diz a senhora Ana da pastelaria “Amendoal”, uma das mais conhecidas em Loulé. Também os doces de amêndoa, os frutos secos e as laranjas se consomem muito nesta quadra. No final do jantar, as gentes algarvias recomendam aguardente de medronho ou de figo.
Entre o dia 25 de Dezembro e o dia 6 de Janeiro, manda a tradição que se saia à rua para cantar as Janeiras, lembrando os acontecimentos mais importantes do ano com alegria e humor. Os grupos saem à rua cantando em troca da "esmola", fritos da época ou um copo de aguardente.

 


Cantar as janeiras
Cantar as janeiras


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior