Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Todos os anos as famílias vêm aquecer-se junto do madeiro

Belmonte mantém tradições de Natal

A Missa do Galo, o presépio, o madeiro, o bacalhau e as filhós, são alguns dos símbolos que compõem o Natal da vila de Belmonte.

> Inês Saraiva

Quando o mês de Dezembro bate à porta trás consigo a azáfama do Natal. Enchem-se as casas de luzes, enfeitam-se as árvores de Natal, juntam-se os presentes ao presépio e preparam-se as ementas para a Consoada e para a ceia de Natal. Nesta altura do ano são várias as actividades que se desenvolvem na vila de Belmonte, desde as festas de Natal para as crianças, concertos, convívio sénior, concursos de presépios, tudo para manter viva uma tradição secular.
No que diz respeito à gastronomia da noite de Consoada, a vila não foge ao prato tradicional das batatas com couves e bacalhau regadas com muito azeite. Para sobremesa, as filhós, o arroz doce ou as fatias douradas preenchem a mesa, para adoçar uma noite que promete ser longa. Já perto das 9 horas, os sinos convidam as famílias e amigos a saírem de casa e dirigirem-se para junto do madeiro. Reza a tradição que mal a noite rompe, o lume e o crepitar da lenha tornam-se em calor fraterno. Assim, na noite de Consoada todos os caminhos vão dar ao madeiro, uma tradição que já correu o risco de não se realizar, mas Amândio Melo, presidente de Câmara de Belmonte, garantiu que a tradição se irá manter: «se não forem os jovens que vão à inspecção militar a fazer o madeiro, alguém vai continuar com a tradição». Antigamente, as pessoas roubavam a madeira e a fogueira fazia-se junto da Igreja Matriz. Só em 1940 o madeiro passou a arder junto do Castelo. A competitividade de terra para terra também passa por aqui, por isso a chama do madeiro de Belmonte vê-se ao longe.
Antes que o relógio dê as 12 badaladas, as famílias deslocam-se para a igreja onde assistem à tradicional Missa do Galo e onde beijam os pés do Menino Jesus. Ao chegarem a casa, é hora de se trocarem os presentes que se encontram debaixo da árvore de Natal.
O dia 25 de Dezembro é dedicado à família, em almoços alargados e jantares também eles demorados. Neste dia de Natal, a ementa é mais diversificada e vai desde o peru e cabrito assado ao polvo cozido. Os mais novos experimentam as prendas recém trazidas pelo Pai Natal e, como em qualquer parte do país, os desejos de Natal repetem-se: paz, alegria, amor e saúde.


Todos os anos as famílias vêm aquecer-se junto do madeiro
Todos os anos as famílias vêm aquecer-se junto do madeiro


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior