Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Quinta da Memória, situa-se na zona velha de Odivelas e é um exemplo da pouca iluminação natalícia deste ano pela cidade.

Um Natal menos cintilante em Odivelas

Apesar de se encontrar nos arredores de Lisboa, esta cidade ainda mantém as mais importantes tradições natalícias.

> Carla Dias

Nas grandes cidades, o Natal tem vindo a perder algumas tradições. A agitação do emprego, o trânsito caótico e os aglomerados nos centros comerciais são para muitos citadinos as razões que os levam a esquecer a magia do Natal.
Odivelas faz parte da zona metropolitana de Lisboa, uma região que acolhe quem procurou na grande cidade uma oportunidade de vida, mas que em época de festas regressa à terras natal. Estar com a família é o mais importante no Natal, tornando estas viagens numa tradição natalícia. Sandra Santos, 20 anos, mantém a tradição de voltar às raízes da família, vila de Ourém, nesta quadra natalícia. "Por vezes torna-se complicado viajar em cima da hora, mas com os pais a trabalhar na véspera de Natal não temos outra alternativa", confessa aquela jovem que apesar das complicações do trânsito afirma que compensa quando se consegue reunir a família inteira. Também a família Batista faz um enorme esforço para se encontrar nesta noite dedicada à família. "Eu, o meu irmão e a minha mãe trabalhamos até no dia 24, e o meu pai regressa da Suiça nesse dia, por isso, a consoada e o dia de Natal são passados entre nós os quatro" diz Diogo Batista.
Apesar das dificuldades, ainda são muitos os habitantes que tentam manter as tradições no Natal. O bacalhau cozido acompanhado com legumes na noite da consoada, assim como o borrego ou o cabrito no dia de Natal,  fazem parte dos costumes das famílias em Odivelas. O que quebra a tradição é a compra dos doces natalícios em pastelarias locais, como os sonhos, as filhós, as rabanadas e bolo-rei, em que mais uma vez o pouco tempo disponível é o principal responsável. As várias Igrejas nesta cidade apelam ao sagrado momento que o Natal proporciona, a celebração do nascimento do menino Jesus, na tradicional Missa do Galo. Mas apenas os mais velhos ainda seguem esta tradição. A maioria das famílias, principalmente aquelas em que os mais pequenos são o centro das atenções, opta por ficar em casa ansiosamente à espera da meia-noite. O dia de Natal celebra-se com mais uma refeição familiar onde se destacam os doces natalícios.
Este ano, as juntas de freguesia do concelho de Odivelas foram forçadas a uma redução de despesas e reduziram as áreas públicas de instalação das iluminações natalícias. Ao entrar na cidade de Odivelas, até parece que ali não há Natal. As luzes que iluminam a cidade são as dos habituais candeeiros de rua. Este ano, as iluminações cintilantes são mais abundantes nas janelas das habitações e junto aos centros comerciais da cidade.


Quinta da Memória, situa-se na zona velha de Odivelas e é um exemplo da pouca iluminação natalícia deste ano pela cidade.
Quinta da Memória, situa-se na zona velha de Odivelas e é um exemplo da pouca iluminação natalícia deste ano pela cidade.


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior