Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Fanfarra

"Jazz do Pai Natal" em Matosinhos

Nesta quadra natalícia, durante o mês de Dezembro algumas bandas musicais animaram os cafés e as ruas da cidade de Matosinhos. A Fanfarra “NemFáNemFum” foi convidada para terminar esta iniciativa que acontece todos os anos

> Ricardo Leite

A Casa da Juventude, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, organizou o “Jazz do Pai Natal” pelo 4º ano. Esta iniciativa visa animar as ruas mais movimentadas nesta quadra natalícia e aproximar as pessoas de Matosinhos deste estilo de música, o Jazz. “A cidade de Matosinhos é reconhecida como uma das capitais de Jazz ao nível do país, por isso o objectivo é promover a música jazz junto do maior número de pessoas possível”, diz uma técnica superior da Casa da Juventude que acompanhou a iniciativa.
No passado dia 22 de Dezembro, a animação das ruas ficou a cargo da Fanfarra “NemFáNemFum”, formada em Famalicão da Serra, na Guarda. Os oito elementos que compõem a fanfarra com um repertório diversificado que incluía músicas natalícias, entusiasmaram os matosinhenses atarefados com as compras de natal. Vestidos de pais Natal, interagiram com o público à espera de uma reacção, principalmente das crianças que observavam o seu espectáculo de rua com curiosidade, pois como defende a técnica da Casa da Juventude “esta iniciativa para além de promover o jazz tem um aspecto mais lúdico, a possibilidade de animar as ruas na época natalícia”.
“Nesta ocasião festiva, a animação de rua ajuda a esquecer um pouco a crise e transmitir sentimentos positivos às pessoas”, defende Honorato Esteves um dos membros da Fanfarra Nem Fá Nem Fum, que concilia a expressão musical com técnicas de teatro. O divertimento de rua “é uma forma de esconder um pouco as limitações naturais que temos” afirma Honorato Esteves que sublinha são "uma banda composta por músicos amadores”. A Fanfarra “NemFáNemFum” começou a percorrer a cidade logo pela manhã e o primeiro local onde ofereceram música  foi no Mercado de Matosinhos. Mais tarde estiveram a animar a Rua Brito Capelo, conhecida por ser a baixa matosinhense no qual se encontra o comércio tradicional reunido. Após a hora de almoço, em busca de outros públicos dirigiram-se ao Parque Basílio Teles e terminaram a sua actuação em Leça da Palmeira, uma freguesia pertencente ao concelho de Matosinhos.Foi assim ao som de música tocada nos locais mais emblemáticos do Concelho, que a Câmara Municipal de Matosinhos juntamente com a Casa da Juventude quis presentear os seus munícipes a poucos dias da celebração do natal. De facto, a iniciativa o “Jazz do Pai Natal” além de fazer lembrar o aproximar do natal ainda despertou a magia que caracteriza esta época festiva.

 


Fanfarra
Fanfarra "NemFáNemFum"


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior