Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Tortosendo, a vila onde as tradições se mantêm

As ruas enfeitadas com luzes e decorações alusivas à época natalícia fazem antever aquela que é já uma quadra marcada por tradições, pela reunião da família e pela chegada do “velhinho de barbas”. No Tortosendo, as tradições repetem-se.

> Ângela Silva

Ano após ano as ruas são enfeitadas com luzes e decorações que dão um ar mágico e característico a esta quadra festiva, e uma beleza diferente à vila do Tortosendo. As correrias constantes às lojas para a compra dos últimos presentes, a procura dos doces tradicionais e a preocupação constante para que tudo esteja perfeito são também um marco desta época festiva.
Natal é para muitos sinónimo de festa, felicidade, brilho e cor. Com a chegada desta quadra natalícia, há em cada casa o habitual pinheiro enfeitado cheio de presentes e o tradicional presépio. As famílias reúnem-se à mesa na véspera de Natal e as tradições culinárias repetem-se: as batatas com couves e bacalhau são o prato principal. À sobremesa não pode faltar o típico arroz doce, as filhós, o Bolo-Rei, as rabanadas e o tronco de natal que fazem as delícias de toda a família.
Antes mesmo de chegar a hora de receber o Pai Natal, as famílias vão à igreja para a tradicional Missa do Galo onde no final se beija o Menino Jesus. De regresso a casa, trocam-se presentes e voltam-se a repetir os mesmos desejos de anos anteriores: paz, saúde, amor e muita alegria. Para os mais pequenos, a magia do Natal está no soar das 12 badaladas e no regresso do “velhinho de barbas” que traz os presentes tão desejados.
No dia de Natal muitos são aqueles que de manhã vão à missa para celebração do nascimento do menino Jesus. Quando regressam, as famílias voltam a reunir-se à mesa para comerem o tradicional cabrito assado e o peru. As tradições natalícias mantêm-se até à chegada do dia dos Reis, a 6 de Janeiro.


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior