Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Chaves, cidade de costumes e tradições

Filhós de abóbora, sonhos e Bolo-Rei, são algumas das doçarias típicas que se saboreiam nesta quadra natalícia na cidade Flaviense

> Gisela Lourenço

O Natal é uma quadra muito esperada pela maioria das pessoas. É nesta altura que as famílias se reúnem, nalguns casos a única vez durante todo o ano, e partilham toda alegria típica desta época. Nas localidades do Nordeste Transmontano, a tradição ainda se mantém e as famílias reúnem-se na noite de consoada para a habitual ceia. A ementa é variada e composta essencialmente por produtos regionais.
Em Chaves, a ceia tem como aperitivos os bolos de bacalhau e o polvo frito com ovo. O jantar é composto por polvo ou bacalhau cozidos, acompanhados de batatas, couve de penca e enchidos da região. Como doçaria, as rabanadas, as filhós de abóbora, a aletria, os sonhos e o Bolo-Rei fazem as delícias dos flavienses. Durante a tarde do dia 24, é usual as pessoas percorrerem as casas dos familiares para desejarem um bom Natal na companhia daqueles que mais se gosta. Logo após à ceia, perto da meia-noite, para além da comum troca de presentes, é habitual assistir-se à Missa do Galo, que cada ano se realiza numa freguesia diferente da Paróquia, devido à falta de habitantes na região. Nesta celebração eucarística é costume beijar-se o Menino Jesus como acto de agradecimento por tudo de bom que acontece ao longo de todo o ano. É também tradição fazer-se nessa noite uma fogueira de Natal no centro de cada aldeia, onde as pessoas se reúnem para passarem um pouco da noite na companhia dos amigos e familiares.
No dia 25, pela manhã realiza-se a missa de dia de Natal onde, novamente, se beija o Menino Jesus como acto de gratidão. Após a celebração eucarística regressa-se a casa para o almoço de Natal, onde se tem como prato principal a vitela ou borrego assado, acompanhados de batatas assadas, tudo confeccionado no forno a lenha. Como sobremesas, o pudim de ovos, o leite-creme entre outros.






Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior