Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Iluminações diferentes iluminam as casas dos vilanovenses

Aldeia milenar das luzes

Situada no concelho de Anadia, a aldeia de Vila Nova de Monsarros está a mudar as suas tradições de Natal. Com mais de mil anos, os habitantes apostam na originalidade das iluminações natalícias, criadas manualmente pelos elementos de cada família

> Mário Matos

Missa do galo, procissões religiosas, espectáculos infantis, concertos de Natal e presépios fixos ou animados são algumas das iniciativas que têm lugar um pouco por todo o país nesta altura do ano. Em Vila Nova de Monsarros, a “tradição mantém-se enraizada entre os mais idosos e cada vez mais entre os jovens, mas as novas tendências, como os conjuntos de iluminações feitas manualmente, ganham cada vez mais adeptos”, esclarece Justino Ribeiro, habitante da freguesia.
Numa aldeia com mais de 2 mil anos, os costumes culturais conjugam-se com uma nova tendência. Figuras iluminadas produzidas pelas próprias famílias “fazem as delícias dos mais novos e não só, são apreciadas por todos”, afirma Maria Rodrigues, moradora na aldeia. De casas particulares a estabelecimentos de comércio e serviços, a iluminação está um pouco por todo o lado, mas não são instalações luminosas vulgares, são armações singulares construídas à mão e envoltas em gambiarras luminosas, como esta.
Além desta forma distinta de utilizar as iluminações nas suas casas, os vilanovenses conservam tradições que, de igual forma ou de maneira ligeiramente diferente, se repetem pelos vários cantos de Portugal. De entre os vários costumes que a população tenta conservar, é construído anualmente um presépio de Natal na igreja matriz da freguesia. “Mas o que a população mais aprecia é a Missa do Galo e o momento de beijar o Senhor antes da consoada”, realça Fátima Martins, residente em Vila Nova. No convívio familiar realiza-se ainda a “Comemoração do Natal pela EB 1 e Jardim-de-Infância” e a “Festa de Natal da Catequese”, actividades em que “pais e filhos se unem e representam para uma casa quase sempre cheia”, confirma Carla Silva, membro da comissão de pais da EB 1. As celebrações públicas terminam com a Missa do Galo, no dia da consoada. Estas iniciativas têm lugar todos os anos, nas duas semanas anteriores ao dia de 25 de Dezembro.


Iluminações diferentes iluminam as casas dos vilanovenses
Iluminações diferentes iluminam as casas dos vilanovenses


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior