Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O poder central garantiu verba para a Comurbeiras

Comurbeiras ganha pacote financeiro do Estado

A Comunidade Urbana das Beiras vai ter um pacote financeiro no âmbito do QREN, de modo a dar andamento a 500 investimentos que estão previstos. O Fundão, que ainda não aderiu ao órgão, se quiser beneficiar, vai ter que aderir.

> Notícias da Covilhã

O Estado vai atribuir à Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras) um pacote financeiro para executar projectos no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, na passada semana, no final de uma reunião de trabalho com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Baleiras.
Segundo Carlos Pinto, a negociação do valor e a assinatura do contrato financeiro para os seis anos de vigência do QREN deverá acontecer "durante o primeiro semestre de 2008". "A reunião deixou-nos bastante satisfeitos", refere. O governante "assegurou um princípio que para nós era fundamental: as autoridades nacionais vão fazer contratos com pacotes financeiros para as regiões que têm planos, como é o nosso caso".
O Plano Estratégico da Comurbeiras tem uma lista de mais de 500 investimentos ambicionados para a região e já discutidos por cada um dos municípios envolvidos, no valor de 996 milhões de euros. Requalificar e promover o turismo da Serra da Estrela, interligando-o com Foz Côa, Douro e a rede de Aldeias Históricas, é um exemplo, a par da criação de um pólo de competitividade agro-industrial, plataformas logísticas, um aeroporto da Beira Interior e diversas acessibilidades. No entanto, para Carlos Pinto, "só interessa falar desses projecto quando estiverem aprovados com a respectiva cobertura financeira", realça, sem adiantar o valor que gostaria de ver contratado com o Governo.
Dos mais de 500 projectos do Plano vão ser seleccionados os que vão passar à versão final nos próximos meses. "A negociação vai ser feita com as equipas da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro", acrescenta. Entretanto, a Comurbeiras vai formar também uma equipa que vai liderar as novas funções da comunidade enquanto entidade gestora de verbas do QREN.
A Comunidade Urbanas das Beiras é constituída pelos nove municípios da NUT Beira Interior Norte: Almeida, Sabugal, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Meda, Celorico da Beira, Manteigas e Guarda. Fazem também parte dois dos três municípios da NUT Cova da Beira: Covilhã e Belmonte. O terceiro, o concelho do Fundão, associou-se também à elaboração do Plano Estratégico, mas ainda não formalizou a adesão à Comurbeiras. "Vai ter de aderir", refere Carlos Pinto, tendo em conta que os municípios só se podem agrupar dentro das respectivas NUT III: "Essa foi uma regra que ficou clara nesta reunião.".
Por outro lado, Penamacor participou na elaboração do Plano, mas como faz parte de outra NUT III, não poderá continuar na Comurbeiras. "Vai ter que procurar a Beira Interior Sul", a que pertence, conclui Carlos Pinto.


O poder central garantiu verba para a Comurbeiras
O poder central garantiu verba para a Comurbeiras


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior