Voltar à Página da edicao n. 412 de 2007-12-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
mesa de oradores

EcoProjecto sensibiliza para problemas da Serra da Estrela

O objectivo do grupo de jovens voluntários é mostrar e preservar o património natural da Serra da Estrela.

> Igor Gonçalves

"A Serra e o Futuro” pretendeu celebrar o Dia Internacional das Montanhas e dar a conhecer ao público em geral o plano de actividades a desenvolver ao longo do ano de 2008. O debate foi moderado por Pedro Rodrigues, membro do movimento EcoProjecto , e teve lugar no anfiteatro da sede da AAUBI no passado sábado dia 15, pelas 15 horas.
O primeiro orador foi Tiago Pais, da Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE). Os objectivos deste projecto são a promoção de um real desenvolvimento para a Região da Serra da Estrela, o reforço dos movimentos de cidadania, a protecção do património natural e cultural e a sensibilização das pessoas no geral para este tipo de questões. Na sua apresentação, Tiago Pais sublinhou que é preciso dissuadir os projectos que visam o aumento das estâncias de esqui, pois acabarão com o turismo sustentável.
António Machado, da Associação Distrital dos Agricultores da Guarda, criticou o encerramento das produções tradicionais, defendendo que estas levaram ao abandono do interior, nomeadamente das vilas e aldeias. Este abandono prejudica o turismo pois considera que o turista procura o contacto com estas pessoas. “O pastor ganha com isso porque as empresas pagam-lhe para ele deixar os turistas visitar os seus modos de vida, a empresa lucra porque o turista gosta, volta, deixa dinheiro e ainda manda amigos. Segundo as novas normas nada disto é permitido”, concluiu António Machado.
Nuno Adriano, da empresa Adriaventura, foi o terceiro a falar e concluiu o painel de oradores do fórum. A sua apresentação mostrou imagens de zonas propícias a turismo, que sensibilizaram pela sua beleza.
Para o final estavam guardados dois filmes, um comemorativo do Dia Internacional das Montanhas produzido por uma associação espanhola, e um outro que apresentou o movimento EcoProjecto, misturando imagens da serra com imagens de sítios violados pelos turistas.
O movimento Ecoprojecto tem organizado outras iniciativas, nomeadamente caminhadas pela montanha mais alta de Portugal continental, que conta com a participação de voluntários que tentam acabar com a poluição na montanha.
As câmaras municipais da zona, empresas hoteleiras e associações da região foram convidadas a participar, mas nenhuma compareceu, facto lamentado pela organização.

 


mesa de oradores
mesa de oradores


Data de publicação: 2007-12-18 00:05:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior