Voltar à Página da edicao n. 412 de 2007-12-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

ASM Team na UBI

A ASM Team uma das referências no sector de competição automóvel teve um representante na UBI a falar sobre a preparação e promoção das suas corridas

> Margarida Alves

Rui Alves, engenheiro da ASM Team, esteve no workshop de Motorshop , realizado no passado dia 15 de Dezembro, para falar dos principais campeonatos automobilísticos em que sua equipa participa. Actualmente a equipa tem um suporte técnico que lhe permite estar em três competições diferentes durante um fim-de-semana. “A ASM possui três galeras de assistência, um motorhome, três estruturas de boxe completas e dois veículos de apoio” enumerou.
A ASM foi fundada em 1997 e é hoje uma referência no sector de competição automóvel tanto em Portugal como em Espanha. A equipa “está envolvida” em várias corridas das quais se destacam quatro grandes competições: o Campeonato de Espanha GT, o Campeonato Internacional GT OPEN, Le Mans Series, e o 24 horas Le Mans. “Fomos a única equipa portuguesa com vitórias no Campeonato Espanha GT” referiu Rui Alves.
A apresentação do representante da ASM centrou-se na organização e gestão da equipa, salientando que “cada campeonato requer uma equipa e uma preparação diferente, pois cada corrida tem seu objectivo”, refere. As corridas no Campeonato Internacional GT OPEN são corridas em Sprint que requerem apenas uma paragem nas boxes para troca de pilotos e onde é apenas avaliada a performance. Assim, a equipa enviada é muito menor que aquela que enviam para o 24horas Le Mans, onde o objectivo é avaliar a resistência do carro. “Nas 24horas Le Mans não vale a pena irmos sempre a fundo no início para depois perdermos duas horas nas boxes a reparar avarias”, diz Rui Alves. “O nosso principal objectivo, nesta corrida, é chegar ao fim, o que até agora ainda não conseguimos” acrescentou ainda.
No final da conferência, o representante da ASM desafiou os alunos interessados na área do automobilismo a mandarem as suas candidaturas para a empresa.


Data de publicação: 2007-12-18 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior