Voltar à Página da edicao n. 412 de 2007-12-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Covilhã recebe projecto pioneiro no país

O Centro do Tempo reúne no mesmo espaço vários serviços complementares de apoio à família. Preços acessíveis, horários flexíveis e alargados que facilitam a conciliação entre a vida e profissional e familiar são as mais-valias deste centro

> Mário Matos

No âmbito do EQUAL, programa comunitário do fundo social europeu, foi construído na Covilhã o Centro do Tempo, um espaço dinâmico que concentra serviços até agora dispersos espacialmente. Na mesma estrutura, “crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de ocupar o seu tempo livre com qualidade. O centro faculta ainda apoio escolar, formação em diversas áreas, serviços de engomadoria, transporte, acompanhamento e refeições, tudo a preços aliciantes”, explica Marco Gabriel , responsável por aquele espaço.

Situado na rua Mateus Fernandes, o funcionamento do centro “baseia-se num conceito inovador de assistência familiar, integrando no mesmo espaço físico diversos serviços complementares (2), com horários flexíveis e prolongados, tanto quanto possível adaptados às necessidades dos utentes”, esclarece Marco Gabriel. “A grande vantagem é a possibilidade de conciliar a vida profissional com a familiar, facultando numa só estrutura apoio em diversas vertentes, permitindo poupar tempo e dinheiro”, adianta o responsável do projecto.

O grande objectivo é a criação de um “modelo integrado de serviços, apostando no dinamismo e na prestação de serviços inovadores, como o ATL ocasional e de férias ou as festas de aniversário com carácter lúdico-didáctico, sempre subordinadas a valores e princípios de cidadania”, sublinha o responsável, realçando o balanço positivo do centro até ao momento.

Inaugurado no passado dia 11 de Dezembro, mas a funcionar desde 17 de Setembro, o Centro do Tempo emprega cinco pessoas a tempo inteiro. Além destes postos de trabalho fixos, conta com o apoio de animadores da Beira Serra e de uma Rede de Voluntariado que desde 2001 tem instalada em cada uma das freguesias da Covilhã núcleos de solidariedade que frequentemente prestam cuidados sociais a pessoas, famílias e instituições.

O edifício, financiado pelo programa comunitário da União Europeia, ficará a partir de Janeiro do próximo ano sob gestão da Beira Serra, estando prevista a sustentabilidade deste projecto dado os resultados positivos obtidos até ao momento”, remata Marco Gabriel.






Data de publicação: 2007-12-18 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior