Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Academia Sénior espaço de convívio, cultura e prazer

Inaugurada em 2003, a Academia Sénior veio a revelar-se um projecto de sucesso. Os 120 sócios e a direcção dão o seu melhor para que este espaço venha a consagrar-se como uma academia de renome.

> Susana Galante

A academia Sénior situada na Rua do Centro de Artes, na Covilhã, é uma associação que surgiu no âmbito de apoiar os reformados da Beira Interior, representando e divulgando os interesses dos seus associados.
A academia possui uma vasta oferta e disciplinas. Contudo, “a Informática foi a maior conquista” salienta Celeste Raposo, membro integrante da direcção.
Os alunos são livres de escolher as matérias que mais os cativam mediante as suas preferências. As aulas são ministradas por professores na sua maioria da Universidade da Beira Interior e também por academistas.
Uma das actividade com mais prestigio é “Venha tomar café connosco” um espaço dedicado a uma conferência temática. Realiza-se na noite da primeira sexta-feira de todos os meses, aberta a todos aqueles que queiram assistir.
Para além das actividades académicas a associação promove outro tipo de acções como festas temáticas (Natal, Páscoa, Carnaval, Dia da Mulher, Dia da Poesia, magusto), passeios de Norte a Sul do país e idas ao Teatro e à Ópera.
Relacionado com a Arte os academistas fazem exposições de pintura com obras suas elaboradas na disciplina de Atelier de Artes.
A música também está muito presente nesta academia repercutindo-se no Coro e nas aulas de cavaquinho que têm tido cada vez mais adeptos, segundo Celeste Raposo.
Numa área mais do desporto e saúde, a associação proporciona aos seus alunos aulas de Ioga, Ginástica e Hidroginástica.
Ana Luísa Delgado, sócia fundadora da associação encontrou na Academia um grande apoio, ali criam-se “laços de amizade quebrando isolamentos e renovando o gosto pela vida” refere.
Usufruir de simplicidade e ter mais de 55 anos são os requisitos necessários para se poder inscrever na Universidade Sénior da Covilhã.


Data de publicação: 2007-12-11 00:15:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior