Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Universidade do Algarve

UAlg pioneira no fabrico de algas

Atrair novos investidores para a produção de cosméticos a partir de algas artificiais é o principal objectivo da Universidade do Algarve, pioneira nesta área.

> Inês Saraiva
> Ângela Silva
> Marta Soares

 Quatro anos foram suficientes para os investigadores do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) encontrarem uma técnica que permite o cultivo de algas vermelhas em tanques de piscicultura. Estas algas tem compostos anti-virais e anti-bacterianas que permitem fabricar produtos que combatem a caspa e a acne.

O cultivo das algas por este meio artificial é vantajoso na medida em que com a mesma quantidade de biomassa se consegue extrair mais compostos, “Como conseguimos manipular as condições de cultivo, podemos faze-las crescer mais rapidamente e faze-las também produzir mais compostos” como explicou Leonardo Mata à Agencia Lusa. A fazer um doutoramento nesta área o investigador realça o facto de a Universidade do Algarve ser pioneira no cultivo artificial de algas.

Esta técnica torna-se vantajosa pois permite desenvolver a produção de produtos de cosmética em Portugal, que nos dias que correm é quase inexistente, ao contrário da França onde a utilização de algas naturais é já uma técnica muito desenvolvida. Para além desta vantagem pretende-se atrair novos investigadores estrangeiros que estejam interessados em adquirir estas algas para o fabrico de cosméticos.

Uma última meta a atingir por estes investigadores é o congelamento e a liofilização das algas, que vai permitir a extracção de compostos activos contra determinados organismos, o que só é possível quando estas algas atingirem a dimensão desejada.


Universidade do Algarve
Universidade do Algarve


Data de publicação: 2007-12-14 12:31:27
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior