Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O documento foi assinado na FCS

UBI e Associação de Farmácias assinam protocolo

Um protocolo celebrado entre a Universidade da Beira Interior e a Associação Nacional de Farmácias (ANF) vai permitir que os alunos da instituição covilhanense possam, ainda durante o seu período de formação, ter contactos com o mercado de trabalho.

> Eduardo Alves

Miguel Silvestre, presidente da delegação da ANF Centro, recorda os seus tempos de estudante e a sua experiência para mostrar a importância do acordo agora assinado entre a UBI e a ANF. Este responsável, que se deslocou á Covilhã para rubricar o protocolo diz que “até há bem pouco tempo, quando se frequentava o curso de farmácia, o mais comum era tomar contacto com o mercado de trabalho, só depois de se estar licenciado”.
É sobretudo esta realidade, entre outras coisas, que o protocolo agora assinado entre as duas instituições, pretende mudar.
A UBI e a ANF estabeleceram um protocolo de cooperação no âmbito do mestrado em Ciências Farmacêuticas, que decorre na Covilhã. E é pois ao abrigo desta parceria que os responsáveis pela Faculdade de Ciências da Saúde e do mestrado em causa, vão identificar as unidades curriculares de interesse para a realização de workshops e seminários. Eventos onde vão participar profissionais da ANF, por forma encetar um contacto mais directo com os futuros farmacêuticos.
O acordo agora firmado prevê ainda “um forte apoio no domínio dos estágios e das necessidades curriculares que este mestrado apresenta”, explica João Queiroz. O presidente da FCS adianta que “esta é também uma forma de conseguirmos que os alunos deste mestrado estejam em contacto directo com o seu futuro trabalho”. Neste protocolo está também contemplado o reforço da componente prática e da ligação ao meio profissional para os alunos. Uma medida que Miguel Silvestre vê com bons olhos. Segundo o presidente da delegação do Centro da ANF, “este acordo vai também possibilitar uma partilha de experiências entre os profissionais associados da ANF e os futuros farmacêuticos”. Até porque, “a UBI é já um parceiro privilegiado da ANF”, lembra Miguel Silvestre. Este responsável da Associação Nacional de Farmácias recorda que o protocolo agora assinado com a instituição de ensino superior sedeada na Covilhã “não é o primeiro e esperemos que não seja o último”. Na Faculdade de Ciências da Saúde “escola que deve ser considerada exemplar”, Miguel Silvestre lembrou também as parcerias entre as duas instituições que têm como objectivo “a promoção de formações e cursos de reciclagem para os associados da ANF que têm as suas farmácias nesta região”.


O documento foi assinado na FCS
O documento foi assinado na FCS


Data de publicação: 2007-12-11 00:15:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior