Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Quarta Parede completa 5 anos de existência

Uma aposta em projectos que vão de encontro a uma ruptura do convencional e a procura de novos desafios para atrair um público próprio complementam o balanço positivo destes primeiros cinco anos de existência da organização.

> Carla Dias

As diferentes abordagens na forma de fazer teatro, música, dança, artes plásticas eram um campo muito pouco explorado na Beira Interior.  Foi este o espaço que a Quarta Parede tentou preencher para que todas as pessoas tivessem oportunidade de assistir regularmente a espectáculos diferentes.
O Festival Y foi a primeira intervenção desta organização e desencadeou um movimento que consiste em tratar de forma contemporânea o que era, anteriormente, clássico, como refere Rui Sena, director artístico da Quarta Parede. A partir do terceiro ano a Quarta Parede conseguiu os apoios necessários para a realização de criações próprias.
Ao longo destes cinco anos, esta organização recebeu cerca de 60 estruturas e criadores, seis bandas, 17 workshops, cinco debates, duas exposições, duas instalações e mostras de vídeo-dança e filmes. Produziu as criações “Stracciatella”, “Lar Doce Lar” e “Os fios que a lã tece”. No total esteve presente em 240 acções, nas quais participaram cerca de 13 mil espectadores. Para Rui Sena os números servem apenas para exemplificar uma vez que “a cultura não pode ser só vista por números". Ambicioso por "natureza”, o director artístico da Quarta Parede confessa que enquanto criador e  membro da organização, gostaria de ter mais público e, por isso, procura sempre novos desafios em relação àquilo que faz e à forma como se pode oferecer cultura às pessoas. Neste sentido, a organização está satisfeita com o trabalho realizado, pelos criadores que trouxeram e pelo contacto com o público durante este percurso. O seu último trabalho,  “Os fios que a lã tece”, está fortemente ligado à região e faz uma análise sobre o seu futuro.
O Festival Y e uma nova produção são os projectos para o programa de actividades 2008 da Quarta Parede. Embora conte com alguns apoios, a continuação do trabalho realizado pela Quarta Parede depende do envolvimento das entidades e Rui Sena faz um apelo a toda a comunidade e responsáveis políticos, para que exijam mais apoios à cultura portuguesa.

> andrea . scp @ gmail . com em 2007-12-14 19:31:20
Estas acções são sempre de se louvar!!Há que procurar levar e dar a conhecer, a estas zonas mais reconditas, projectos culturais que são de grande enriquecimento e também de muito bom entretenimento. Todos ficam a ganhar! Parabéns à Quarta Parede!


Data de publicação: 2007-12-11 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior