Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

“O Departamento tem conseguido financiamento para as suas investigações”

> Eduardo Alves

U@O – O Departamento tem desenvolvido algumas investigações na área das energias renováveis. Que importância têm estes trabalho no seio da comunidade académica?
APD –
Relativamente às energias renováveis, existe um projecto financiado que visa a produção de bio-etanol a partir de resíduos florestais. É um projecto de investigação onde existe a interligação com outros Departamentos, nomeadamente o Departamento de Química (DQ) e a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). É um projecto importante visto que aborda um assunto bastante actual e com possíveis implicações económicas e ambientais para a região. Este projecto foi financiado pelo IFADAP – Fundo Florestal Permanente com 140.000 euros para três anos. Neste momento estão dois investigadores a trabalhar com bolsa para os três anos, um no DCTP e outro na FCS.

U@O – Para quando a aplicação industrial dos resultados de alguns desses trabalhos?
APD –
Este projecto está no início, não é possível responder a essa pergunta. Quanto aos outros trabalhos de investigação do DCTP, na área da Celulose e Papel, são discutidos com as entidades da Indústria em causa, ligadas a I&D, e portanto pode dizer-se que existe sempre alguma aplicação dos resultados que se vão obtendo.

As parceiras com outros Departamentos estão na génese da nossa investigação

Perfil de Ana Paula Duarte

A nossa investigação é sempre bastante dinâmica






Data de publicação: 2007-12-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior