Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Uma rua com história na animação da cidade

“Bairro alto” à moda da Covilhã

A Rua 1 de Dezembro, mais conhecida como o “Bairro Alto” é passagem obrigatória de qualquer saída nocturna de qualquer estudante universitário. Em tempos o seu movimento era mais diurno.

> Joana Gonçalves

A “Rua 1 de Dezembro” para além de marcar qualquer percurso boémio dos estudantes, traz aos covilhanenses “memórias de um passado que foi próspero como artéria de primeira grandeza na história da cidade, conta a história”.
Em tempos uma rua de muito movimento por dar acesso ao populoso sítio do castelo situado na parte mais alta da cidade. Para além disso era também passagem de acesso ao templo de Santa Maria Maior da Covilhã.
Outro dos motivos que davam vida a esta artéria era o trânsito que a percorria e a “praça do feijão”. Mercado que se fazia em certos dias da semana no pequeno largo que existe ainda na Rua das Portas do Sol.
Edifícios de boa construção contornam a rua e vão ganhando destaque, sobretudo um que pelo seu porte, que data do séc. XVII, possui brasão e foi mandado construir por Filipe II que lhe deu o nome de “Palácio dos Ministros”.
O comércio foi-se estabelecendo e contribui para o desenvolvimento deste arruamento. Ficam na história várias lojas como a casa das Ferragens Pinto & Sousa, ou a Loja Fanqueiro que pertencia a Joaquim Gonçalves de Carvalho, entre outras.
Nos dias que correm o comércio ainda predomina e possui um movimento quotidiano muito significativo pela proximidade do centro da cidade e da autarquia. Mas sem sombra de dúvidas que os bares nocturnos ultrapassaram este movimento quotidiano. A Rua 1 de Dezembro recebe diariamente centenas de estudantes, que não cabem nos pequenos bares mas que permanecem horas na rua, mesmo quando o frio se faz sentir. Denominam-na como o “bairro alto”. É passagem obrigatória para qualquer saída nocturna.


Uma rua com história na animação da cidade
Uma rua com história na animação da cidade


Data de publicação: 2007-12-04 00:04:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior