Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Mesa da sessão

Ordem na UBI

Conferência organizada pelo NECUBI “tenta aproximar a Ordem dos Engenheiros da Universidade”

> Margarida Alves
> Telma Azevedo

No passado dia 28 de Novembro realizou-se na Universidade da Beira Interior (UBI), uma sessão de esclarecimento sobre a Ordem dos Engenheiros. A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da UBI (NECUBI), contou com a presença do delegado da Ordem dos Engenheiros da Região Centro, Celestino Quaresma .
Fernando Pinhas, presidente do NECUBI, refere que a iniciativa pretende oferecer aos estudantes de Engenharia “uma maior percepção do que é a Ordem e para que serve”. Durante a sessão de esclarecimento, a maior preocupação dos alunos foi a continuação da acreditação do curso de Engenharia Civil, já que o curso foi reestruturado com o Processo de Bolonha. “Até 2010 o curso será acreditado pela Ordem”, esclareceu Celestino Quaresma. Por isso, os estudantes deste curso estão “dispensados” das provas de ingresso na Ordem, tendo apenas que realizar um dos dois tipos de estágios.
Celestino Quaresma qualifica os cursos de Engenharias segundo a exigência dos docentes. “quanto mais pressionado é o aluno, melhor profissional se torna”, refere, evidenciando ainda a relevância das cadeiras teóricas nestes cursos, uma vez que são “a base para o conhecimento. as práticas estão em constante mudança”, conclui o representante da Ordem. O conferencista apela para a continuidade do estudo após a conclusão do curso, visto que não basta a licenciatura para se ser um bom engenheiro, é preciso acompanhar o progresso: “formamo-nos ao longo da vida, continuamente”, remata Celestino Quaresma.

 


Mesa da sessão
Mesa da sessão


Data de publicação: 2007-12-04 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior