Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Painel de oradores do

Judaísmo e Islamismo em conversa na Biblioteca Municipal

A sessão “Troca de palavras com…” deste mês foi dedicada ao Judaísmo e ao Islamismo. As características destas religiões, a sua relação com as Ciências Sociais e a importância actual do discurso inter-religioso marcaram a conversa nesta sessão em forma de tertúlia

> Manuel Bogalheiro

Depois de na sessão de Outubro, o "Troca de Palavras com…" ter sido dedicado ao Catolicismo e ao Budismo, a sessão deste mês deu continuação ao tema das religiões e escolheu a Judaísmo e o Islamismo para a discussão. A palestra, que decorreu esta quinta-feira, dia 29, na Biblioteca Municipal da Covilhã, teve a presença do Rabino da Comunidade Judaica do Porto, Daniel Litvak, e do líder espiritual da Comunidade Islâmica de Lisboa, David Munir. A sessão, organizada pela Câmara Municipal da Covilhã todas as últimas quintas-feiras de cada mês, contou ainda com Antonieta Garcia e Donizete Rodrigues, ambos professores universitários da UBI, que analisaram as religiões na perspectiva laica das Ciências Sociais.

Antonieta Garcia, investigadora do Judaísmo nas beiras e em particular dos Judeus de Belmonte, apresentou as principais características desta religião perante a sua história e o seu momento presente. Segundo a investigadora, "a história do Judaísmo tem de ser analisada considerando o momento do holocausto nazi onde esta religião conheceu um novo paradigma de fé para a contemporaneidade". Antonieta Garcia expôs ainda considerações sobre o impacto do Judaísmo nas beiras enquanto religião que contribuiu para a constituição da base cultural e histórica desta região.

Daniel Litvak incidiu na universalidade, que segundo o Rabino do Porto, "constitui a matriz do Judaísmo que abrange toda a experiência humana na inata procura do Homem transformar o profano em santo". O Rabino explicou também que "apesar da diversidade da comunidade judaica, existe o Judeu que é aquele que está em unidade e identidade com a língua hebraica e com a terra de Israel".

O Islamismo foi introduzido por David Munir. O líder espiritual da Comunidade Judaica de Lisboa também definiu as principais características da sua religião e realçou que o Islamismo mais do que uma religião é "um código de vida e de atitude perante o mundo". Face à actualidade da relação entre o terrorismo e a religião islâmica, David Munir esclareceu que "os fundamentos da fé islâmica são usados em vão pelos responsáveis desse tipo de actos" e que os islâmicos são os primeiros a sofrer com a "vergonha e o desrespeito" que os mesmos actos representam para a sua cultura.

Donizete Rodrigues realçou que as religiões, contrariamente a muitas previsões das Ciências Sociais, continuam a ter um papel importante na actualidade. Mediante a perspectiva da Aociologia e da Antropologia, o professor da UBI traçou as características básicas dos fenómenos religiosos e as suas funções para a sociedade. Face às tensões culturais e religiosas da actualidade, concluiu que as ciências sociais têm um papel essencial na compreensão desses fenómenos e na promoção do diálogo inter-religioso.

Depois das intervenções, abriu-se espaço à participação do público com questões e comentários. A conversa assentou, inicialmente, no tema do terrorismo e evoluiu para as relações entre a religião e a cultura.

No final de mais uma sessão do "Troca de Palavras", o público e os vários oradores mostraram-se satisfeitos ao destacarem a necessidade deste tipo de eventos que, segundo as palavras de David Munir são "cada vez mais importantes para o esclarecimentos das várias religiões e para a promoção do diálogo inter-religioso, tão importante na actualidade".


Painel de oradores do
Painel de oradores do "Troca de Palavrsa com..."


Data de publicação: 2007-12-04 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior