Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Agakuke

Espectáculo de marionetas para os mais novos

O Teatro das Beiras apresentou na passada segunda-feira, dia 26 de Novembro, um espectáculo de marionetas dedicado às crianças. A encenação pertence ao 3º ciclo de espectáculos apresentados pelo grupo de teatro “Lua cheia”, em que o protagonista Agakuke, um inuit aventureiro, conta as histórias vividas nos cinco continentes do mundo.

> Sofia Henriques
> Ana Mingatos

"Agakuke e Mamadu o Marabu” foi o espectáculo trazido à Covilhã pelo grupo de teatro lisboeta “Lua Cheia”. Agakuke, personagem principal de um ciclo de histórias conta uma fábula relacionada com países de cada continente, fruto das suas memórias de viagem. Cada ciclo corresponde a um continente. Cinco continentes, cinco países, cinco contos, cinco espectáculos que têm como objectivo remeter as crianças para as diferentes culturas ao mesmo tempo que traz um outro ensinamento, a dicotomia bem/mal.
Na peça apresentada, Agakuke , um contador de histórias, lembra a sua primeira viagem ao Senegal, continente africano. O conto baseia-se na história de Mamadu e um amigo, o Maguet que passeiam na savana e encontram um pedinte que lhes pede comida. Maguet recusa partilhar a sua comida enquanto Mamadu se apronta a ajudar o mendigo. A partir daqui, o conto baseia-se no destino de Mamadu, que ao praticar o bem torna-se uma figura importante e respeitada na aldeia pela enorme vontade de entreajuda que demonstra ter. A fabulosa história de Mamadu transporta os espectadores para o coração da cultura africana.
A peça do grupo de teatro Lua Cheia foi encenada por Sylvain Peker e Maria João Trindade, também autores do conto. A história decorre a partir de malas de viagem recuperadas, e com materiais reciclados, que servem como cenário do espectáculo. A construção das marionetas utilizadas pela companhia de teatro esteve a cargo do teatro e marionetas de Mandrágora, e música de Vítor Gama.
A assistir ao teatro estiveram crianças do 1º, 2º e 4º anos do conservatório e da escola C+S Pêro da Covilhã. À saída, os sinais de satisfação eram visíveis .


Agakuke
Agakuke


Data de publicação: 2007-12-04 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior