Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

AFTEBI comemora uma década de existência

Para marcar os dez anos de actividade, a AFTEBI realizou na passada quarta-feira uma cerimónia de entrega de diplomas.

> Marta Soares
> Inês Saraiva

As saídas profissionais e a possibilidade de ingresso no Ensino Superior são factores preponderantes para os alunos ingressarem na Associação para Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior (AFTEBI).
Cristina Reis, directora executiva da AFTEBI, faz um balanço bastante positivo, relembra que começaram com duas turmas, e neste momento têm 63 em funcionamento. Um dos objectivos a cumprir pela associação, será a solidificação de todos os cursos que têm vindo a desenvolver até agora, «cujo as taxas de sucesso, têm sido manifestamente satisfatórias», revela a responsável. Desenvolver mais recursos didácticos e publica-los, fomentar novos projectos tecnológicos, são algumas das etapas que a AFTEBI pretende alcançar. Os cursos actualmente leccionados, surgirão no futuro renovados de acordo «com as necessidades específicas do tecido empresarial», afirma Teresa Raquel, auditora interna da Escola Tecnológica da Beira Interior (ESTEBI). Haverá também uma grande aposta nos cursos de qualidade, segurança, energias renováveis e ambiente. A Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior (AFTEBI), tem por objectivo promover e cooperar em acções de desenvolvimento regional e sectorial, destinada à preparação de jovens e pessoal das empresas ao nível da formação tecnológica específica, visando criar especialistas a nível intermédio. A associação privada já abriu pólos na Covilhã, Guarda, Castelo Branco, Trancoso, Vila Nova de Famalicão, Vouzela e Pombal, ministrando ensino a um total de 63 turmas. Sérgio Santos, aluno de Manutenção Industrial, optou pela sua entrada na ESTEBI, por ser a única escola tecnológica na Covilhã. “Obter um grau de formação acima da escolaridade obrigatória, uma qualificação que nos qualifica para o mercado de trabalho directo, com uma abordagem bastante característica”, são algumas vantagens que o aluno enumera.
O reitor da UBI, Santos Silva, Teresa Coelho, presidente da Mesa da Assembleia e Luís Barreiros, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, foram algumas das personalidades que estiveram presentes na conferência da comemoração dos dez anos da AFTEBI.






Data de publicação: 2007-12-04 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior