Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Rui Sampaio da Silva

McDowell em análise na UBI

No passado dia 28 de Novembro, realizou-se na UBI uma conferência destinada a dar a conhecer o filósofo contemporâneo John McDowell. Rui Sampaio da Silva foi o convidado

> Ricardo Leite
> Elsa Afonso

Um dos autores que mais contribuiu para mostrar a actualidade de Aristóteles foi John McDowell” defendeu Rui Sampaio da Silva, professor auxiliar na Universidade dos Açores. A primeira e segunda natureza do Homem, e a ética aristotélica, foram alguns dos assuntos em debate na conferência “McDowell e a filosofia prática em Aristóteles”.
Segundo McDowell “a segunda natureza é aquilo que é e não apenas por causa das potencialidades com que se nasce mas também por causa da educação”. O orador reitera esta afirmação sublinhando que Mcdowell “procura integrar a racionalidade na natureza”.
Rui Sampaio da Silva
expôs a sua tese, que aborda a filosofia da linguagem e a filosofia prática, a partir dos estudos de McDowel “No plano da filosofia moral, a posição de McDowell pode ser considerada como uma forma de realismo moral” afirma o orador, acrescentando que “a ideia fundamental é que o mundo não tem apenas aspectos físicos, mas também aspectos morais”.John McDowell procura o meio termo entre a ideia que a realidade é alheia a qualquer noção moral, e um realismo ingénuo, segundo o qual existe uma realidade moral a que o Homem se limita a responder. “Há uma relação de interdependência entre os aspectos morais da realidade e os nossos sentimentos” menciona Rui Sampaio da Silva.


Rui Sampaio da Silva
Rui Sampaio da Silva


Data de publicação: 2007-12-04 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior